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Título:O processo de Formação Continuada de docentes
no Instituto Federal de Mato Grosso – campus São Vicente
Resumo:O presente trabalho foi desenvolvido no IFMT - Campus São Vicente com docentes que ali
lecionaram no segundo semestre de 2012. A pesquisa contextualizou a formação continuada
desses docentes e dimensionou o processo desta formação. Realizou-se através de pesquisa
qualitativa, cujo instrumento utilizado foi o questionário semiestruturado. A Metodologia
escolhida permitiu entender como se deu o processo de formação continuada dos docentes, e
como vem evoluindo esta temática a partir do agrupamento, análise e reflexão das respostas.
Esse estudo permitiu também entender que a formação continuada mais do que qualquer outro
tema, torna-se primordial como lócus de discussão no contexto atual da Educação. A relação
que se cria ao compreender, dimensionar e participar de tal formação conduz os interessados
docentes, gestores e discentes a um contínuo desenvolvimento, com reflexos nítidos na
educação. Compreender a dinâmica da formação continuada, trouxe resultados significativos
e elevou a importância deste conceito, como elo de entendimento do que é a carreira, como
ocorre o desenvolvimento profissional, intensifica o conhecimento da formação inicial,
conduz caminhos ao ser professor pesquisador, norteia caminhos à construção da identidade
profissional e competência, contextualiza as políticas da educação, dentre outros. Sendo
assim, a valorização do processo de formação continuada busca saber onde está; para onde
quer chegar, caracterizando holisticamente a continuidade do cenário de formação. A palavra
atual nesse novo contexto de Educação é “diálogo”, ou seja, intensificar as relações, mediar
encontros, oportunizar situações de conversa e troca, a fim de formatar perspectivas mais
favoráveis ao crescimento da Instituição, do docente e do discente e principalmente
oportunizar situações de entendimento e continuidade onde o professor é mediador do
conhecimento, formatador do entendimento e acelerador de posturas favoráveis ao
desenvolvimento da sociedade. Portanto, o trabalho contribui para demonstrar que o processo
de formação continuada dos docentes dos Institutos Federais acontece interno e externamente
sendo, necessária à diversificação de práticas sob aspectos diferenciados bem como locais de
socialização e discussão dentro e fora do IFMT. |
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