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Título:
A evasão no PROEJA ministrado pelo Instituto Federal do Espírito
Santo Campus Santa Teresa.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi
estudar a evasão escolar no Curso PROEJA (Programa Nacional de
Integração Profissional com a Educação Básica
na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), ministrado
pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa (IFES-ST).
Indiscutivelmente a evasão escolar na Educação de
Jovens e Adultos (EJA) tem sido considerada de significativa importância
sócio-educativa e com isso tem fomentado discussões em vários
fóruns de debate sobre os rumos da educação brasileira.
Afinal, um grande número de jovens e adultos que não puderam
frequentar a escola em idade própria tem retornado às instituições
de ensino, mas vários deles acabam por abandoná-las novamente.
A evasão escolar é uma das faces da exclusão social,
visto que os estudantes evadidos da EJA se percebem excluídos da
e pela sociedade da qual deveriam sentir-se partes e partícipes.
Ao estudar a evolução histórica da educação
brasileira observa-se que desde sua gênese ela sempre foi marcada
por ações, procedimentos e políticas públicas
que resultaram, de algum modo, em processo de exclusão da mesma
forma que ocorre na atualidade, com a visível desigualdade em que
se encontram submetidos os jovens, determinada por situações
como educação, cor, renda, gênero e trabalho. Um diagnóstico
preliminar da atuação escolar no âmbito da EJA mostra
que é preocupante sobretudo a metodologia e a prática docente
eleitas para a oferta de cursos dessa modalidade tornando-se imperioso
sua readequação. Ressalte-se que a EJA possui identidade
peculiar reconhecida pelo que objetiva oferecer, ou seja, qualificação
profissional e elevação da escolaridade dos trabalhadores
com trajetórias escolares interrompidas. A eventual adequação
destes instrumentos de ensino certamente despertará maior interesse
e garantirá a permanência desses alunos dentro da sala de
aula, consequentemente proporcionará seu crescimento, tanto pessoal
quanto profissional, além de colaborar para que vençam o
preconceito acerca de sua capacidade de aprendizagem. Neste sentido, uma
vez constatada uma significativa evasão escolar através
da pesquisa documental em fontes primárias do IFES-ST, elaboraram-se
questionários e foram realizadas entrevistas com alunos matriculados,
ex-alunos, professores e evadidos para caracterização do
Curso de PROEJA oferecido pela instituição e identificação
dos eventuais motivos para a evasão escolar nesta modalidade de
ensino. Os resultados indicaram que várias são as causas
da evasão, contudo, merece destaque a falta de identificação
com a especialização profissional oferecida que possui demanda
restrita no mercado de trabalho, o despreparo do corpo docente para atuação
nesta modalidade de ensino e as dificuldades relativas à acessibilidade
especialmente no tocante à falta de meios de transporte. Ao final,
conclui-se que para modificar este contexto torna-se necessário
a readequação da oferta do Curso e a dinamização
da prática pedagógica redirecionando-se as atividades propostas
para cursos dessa natureza, além da revisão da metodologia
proposta. Importante se faz a ampliação dos horizontes dos
profissionais envolvidos no processo proporcionando-se uma maior clareza
acerca das reais necessidades dos alunos e do curso. |
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