|
Título:
A função da Química no Programa de Educação
de Jovens e Adultos: um estudo de caso na perspectiva do currículo
integrado no IF goiano – campus Ceres.
Resumo: O presente trabalho foi realizado
no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Goiano – Campus Ceres com alunos da segunda série do Curso
Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores
Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação
de Jovens e Adultos e com professores que atuaram junto às turmas.
A Educação de Jovens e Adultos tornou-se um Programa através
da promulgação do Decreto no 5.478, de 24 de junho de 2005.
No ano seguinte o Decreto no 5.840, revogou o anterior e passou a denominar
o PROEJA como Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica na Modalidade
de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo
analisar o Currículo de Química no PROEJA que está
em vigor no IF Goiano, para verificar se o mesmo atende as implicações
das orientações vigentes de um currículo integrado,
e se a abordagem do ensino de ciências traz a preocupação
com a contextualização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
onde procurou-se conhecer um pouco da realidade dos alunos nos aspectos
sócios-econômicos e culturais, suas expectativas e perspectivas
de vida pós-curso e seus entendimentos de currículo integrado,
buscando verificar se há realmente a ação em conformidade
com o Documento Base. |
|