Herivelto José Coelho Dissertação na íntegra
 

Título: Uma experiência interdisciplinar com alunos da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE: a pedagogia de projetos

Resumo: Este trabalho teve o propósito de experimentar um procedimento pedagógico que permitisse ao aluno do curso técnico de nível médio da, então, Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE desenvolver atividade de sua área profissional, planejando, executando, avaliando e redigindo com propriedade os registros e reflexões proporcionadas pela atividade. A Pedagogia de Projetos apresenta-se como uma metodologia que pode romper corn a dicotomia teoria/prática, uma vez que induz o aluno a desenvolver competências - conhecimentos, habilidades e valores. Esta pedagogia também nos levou aos caminhos da inter e da transdisciplinaridade, pois projetos de agropecuária exigem intervenções que pertencem a diversos campos do conhecimento. A atividade discutida, proposta e negociada pelos alunos da primeira série dos Cursos Técnicos de Agropecuária e de Agroindústria, no ano de 2008, foi a implantação do Projeto de Cultivo do Manjericão e do Capim Santo. A partir deste Projeto, os alunos elaboraram textos, coletivos e individuais, que representam sua capacidade de planejar, refletir, registrar e avaliar um trabalho, por inteiro, com autonomia. Este trabalho baseia-se nos métodos da pesquisa qualitativa com 156 alunos. Os instrumentos aplicados foram questionários semi-estruturados: um aplicado para os alunos, no início do ano de 2008, quando chegaram à escola e outro, aplicado a 23 alunos voluntários, envolvidos no processo, procurando detectar suas precepções quanto à aplicação da Pedagogia de Projetos. Foram ainda utilizados como instrumentos desta pesquisa textos elaborados pelos alunos durante o transcorrer das atividades do Projeto e entrevistas com professores. Esperava-se que este trabalho poderia contribuir com a discussão sobre práticas pedagógicas mais adequadas para uma aprendizagem mais significativa, autônoma e libertadora e, pela análise dos questionários, dos textos produzidos pelos alunos e pelos depoimentos colhidos junto aos professores, chega-se à conclusão de que a Pedagogia de Projetos constitui-se excelente metodologia para permitir aos alunos construção de conhecimento corn autoconfiança, espirito de cooperação, responsabilidade, democracia e autonomia.