|
Título:
Uma experiência interdisciplinar com alunos da Escola Agrotécnica
Federal de São Cristóvão-SE: a pedagogia de projetos
Resumo: Este trabalho teve o propósito
de experimentar um procedimento pedagógico que permitisse ao aluno
do curso técnico de nível médio da, então,
Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE
desenvolver atividade de sua área profissional, planejando, executando,
avaliando e redigindo com propriedade os registros e reflexões
proporcionadas pela atividade. A Pedagogia de Projetos apresenta-se como
uma metodologia que pode romper corn a dicotomia teoria/prática,
uma vez que induz o aluno a desenvolver competências - conhecimentos,
habilidades e valores. Esta pedagogia também nos levou aos caminhos
da inter e da transdisciplinaridade, pois projetos de agropecuária
exigem intervenções que pertencem a diversos campos do conhecimento.
A atividade discutida, proposta e negociada pelos alunos da primeira série
dos Cursos Técnicos de Agropecuária e de Agroindústria,
no ano de 2008, foi a implantação do Projeto de Cultivo
do Manjericão e do Capim Santo. A partir deste Projeto, os alunos
elaboraram textos, coletivos e individuais, que representam sua capacidade
de planejar, refletir, registrar e avaliar um trabalho, por inteiro, com
autonomia. Este trabalho baseia-se nos métodos da pesquisa qualitativa
com 156 alunos. Os instrumentos aplicados foram questionários semi-estruturados:
um aplicado para os alunos, no início do ano de 2008, quando chegaram
à escola e outro, aplicado a 23 alunos voluntários, envolvidos
no processo, procurando detectar suas precepções quanto
à aplicação da Pedagogia de Projetos. Foram ainda
utilizados como instrumentos desta pesquisa textos elaborados pelos alunos
durante o transcorrer das atividades do Projeto e entrevistas com professores.
Esperava-se que este trabalho poderia contribuir com a discussão
sobre práticas pedagógicas mais adequadas para uma aprendizagem
mais significativa, autônoma e libertadora e, pela análise
dos questionários, dos textos produzidos pelos alunos e pelos depoimentos
colhidos junto aos professores, chega-se à conclusão de
que a Pedagogia de Projetos constitui-se excelente metodologia para permitir
aos alunos construção de conhecimento corn autoconfiança,
espirito de cooperação, responsabilidade, democracia e autonomia. |
|