Helane Patrícia Ramires Mendes Dissertação na íntegra
 

Título: Interface Fala - Escrita na Escola Agrotécnica Federal de Salinas: Variação Linguística na Comunidade Estudantil.

Resumo: Esta pesquisa, realizada no IFNMG – Campus Salinas / MG, tem o objetivo de analisar se a utilização prévia de atividades faladas pode interferir na produção escrita dos alunos da 3ª série do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. Sendo assim, assumimos que o estudo da interface fala-escrita, como um fenômeno inerente ao uso funcional da língua, pode tornar-se produtivo quanto à prática do ensino da Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi qualitativa, através da aplicação do questionário sócio-econômico, gravação e transcrição da fala dos informantes em seminário, produção escrita com o mesmo tema do seminário. Foram informantes nesta pesquisa 10 alunos da 3ª série do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. O corpus da pesquisa é constituído por 10 textos falados transcritos e 10 textos escritos. A comparação entre os textos transcritos e os escritos permite-nos perceber que a utilização de atividades faladas antes da escrita permite ao aluno um melhor planejamento desta. Acredita-se que é válido utilizar atividades faladas como prévia à escrita a fim de que haja uma melhora nesta modalidade. Assumimos que a atividade falada realizada previamente permite um maior contato com o assunto a ser tratado, levando a um maior planejamento do texto escrito. Parece-nos que este tipo de atividade no ensino técnico agrícola também permite que o aluno exercite o uso da língua nas duas modalidades, o que colabora para seu desenvolvimento profissional, já faz parte das atribuições do técnico comunicar-se bem tanto na fala quanto na escrita.