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Título:
Interface Fala - Escrita na Escola Agrotécnica Federal de Salinas:
Variação Linguística na Comunidade Estudantil.
Resumo: Esta pesquisa, realizada no
IFNMG – Campus Salinas / MG, tem o objetivo de analisar se a utilização
prévia de atividades faladas pode interferir na produção
escrita dos alunos da 3ª série do curso técnico em
Agropecuária integrado ao ensino médio. Sendo assim, assumimos
que o estudo da interface fala-escrita, como um fenômeno inerente
ao uso funcional da língua, pode tornar-se produtivo quanto à
prática do ensino da Língua Portuguesa. A metodologia utilizada
foi qualitativa, através da aplicação do questionário
sócio-econômico, gravação e transcrição
da fala dos informantes em seminário, produção escrita
com o mesmo tema do seminário. Foram informantes nesta pesquisa
10 alunos da 3ª série do curso técnico em Agropecuária
integrado ao ensino médio. O corpus da pesquisa é constituído
por 10 textos falados transcritos e 10 textos escritos. A comparação
entre os textos transcritos e os escritos permite-nos perceber que a utilização
de atividades faladas antes da escrita permite ao aluno um melhor planejamento
desta. Acredita-se que é válido utilizar atividades faladas
como prévia à escrita a fim de que haja uma melhora nesta
modalidade. Assumimos que a atividade falada realizada previamente permite
um maior contato com o assunto a ser tratado, levando a um maior planejamento
do texto escrito. Parece-nos que este tipo de atividade no ensino técnico
agrícola também permite que o aluno exercite o uso da língua
nas duas modalidades, o que colabora para seu desenvolvimento profissional,
já faz parte das atribuições do técnico comunicar-se
bem tanto na fala quanto na escrita. |
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