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Título:
Introdução ao ensino e aplicação dos procedimentos
padrão de higiene operacional (PPHO) em unidade de alimentação
e nutrição (UAN)
Resumo: Nos últimos anos o mundo
passou por transformações e avanços tecnológicos
intensos, a necessidade de melhores condições da vida transformou
o viver, exigindo dos profissionais envolvidos com a produção
de alimentos uma atuação eminentemente preventiva. Assim
sendo, este estudo buscou através de um programa de educação
com um grupo de 13 alunos do curso de técnico em agroindústria
certificados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica
de Urutaí – GO, apresentar, discutir e desenvolver práticas
higiênico-sanitárias consideradas essenciais ao controle
e à garantia da inocuidade dos alimentos. Para tanto, realizou-se
o diagnóstico da Unidade de Alimentação e Nutrição
(UAN) da Instituição, com a aplicação de check-list
de higienização. Os alunos também participaram das
atividades de elaboração dos PPHOs ao mesmo tempo que verificam
a sua eficiência, realizando análises microbiológicas
das mãos de manipuladores de alimentos, da superfície de
um utensílio (placa de altileno) e do alimento folhoso, alface
(Lactuca sativa). Este grupo de alunos foi avaliado com aplicação
de um questionário enfocando aspectos de higiene de alimentos,
no início e no final das atividades, sendo que a mesma sondagem
também foi aplicada em discentes que não participaram do
processo de treinamento (testemunho). A aplicação do check-list
de higienização foi feita antes (1º momento) e após
reforma das instalações (2º momento). No primeiro momento
foi diagnosticado que apenas o módulo “gestão”
alcançou pontuação regular sendo que os outros (procedimentos,
tecnologia e limpabilidade) receberam pontuação insatisfatória.
No 2º momento, todos os módulos alcançaram pontuação
bom, apenas a tecnologia foi considerada regular. Os resultados apontaram
que foi significativa (P<0,05) a internalização do conhecimento
pelo grupo de alunos comparando-se o número de acertos no primeiro
e no segundo momento da aplicação do questionário
com relação aos aspectos, qualidade da água, higiene
de superfícies, contaminação cruzada e higiene e
saúde de manipuladores. Entretanto com relação ao
item controle integrado de pragas o ganho não foi significativo
(P>0,05), não sendo verificado ganho na aprendizagem. Com relação
aos PPHO de higienização da placa de altileno o procedimento
implantado foi satisfatório. Não foi detectada a presença
de E.coli após procedimento de limpeza e sanificação
com 200 ppm de hipoclorito de sódio. O procedimento de higienização
de alface com vinagre, foi considerado insatisfatório. Já
o procedimento empregando hipoclorito de sódio foi satisfatório,
sendo que o nível de contaminação com E. coli ficou
dentro do exigido na legislação, havendo redução
de 2,65 ciclos logarítmicos no número inicial de aeróbios
mesófilos. A verificação do procedimento de higienização
de mãos foi insatisfatória com permanência de E. coli,
o que resultou na adoção de medidas corretivas. Conclui-se
que alunos do meio rural não deram importância devida ao
aspecto pragas urbanas, e este assunto deve ser melhor trabalhado, assim
como o aspecto higiene e saúde do manipulador em virtude dos resultados
obtidos na implantação do PPHO de higienização
de mãos. |
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