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Título:
A química escolar no contexto do Colégio Técnico
da UFRRJ: uma nova abordagem
Resumo: Dentro do sistema educacional
brasileiro, uma das principais preocupações do ensino nas
escolas e institutos agrícolas do país diz respeito à
adequação dos conteúdos trabalhados no Ensino Médio
direcionados à formação geral e profissional. No
contexto atual, o Ensino de Química desempenha um importante papel,
por ser a Química, uma ciência que afeta diretamente todos
os aspectos da vida, desde os processos mais simples até a contribuição
para o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos avançados.
A importância da Química é cada vez mais necessária
no encontro de soluções para a dicotomia entre a perspectiva
de esgotamento dos recursos naturais e sua preservação.
Nos últimos anos, debates sobre a reforma do Ensino Médio
têm apontado para as dificuldades enfrentadas durante o processo
de aprendizagem nas mais diversas áreas e níveis de conhecimento.
Um dos elementos mencionados para enfrentamento deste problema tem sido
a vinculação da aplicação prática de
aspectos da realidade aos conhecimentos trabalhados, ou seja, sua contextualização.
Visando a uma maior integração entre os conteúdos
de Química do Ensino Médio com os do Ensino Profissionalizante,
este trabalho tem por objetivo organizar um instrumento que subsidie a
ação pedagógica do professor, atendendo aos princípios
da contextualização e da interdisciplinaridade, como proposta
diferenciada de aplicação dos conhecimentos básicos
de Química aos alunos iniciantes no curso Técnico em Agroecologia.
Em face das dimensões da reforma curricular em curso no Colégio
Técnico da UFRRJ, e em função das suas características
próprias, procurou-se articular o conteúdo da disciplina
de Química com os da disciplina de Agroecologia. Foram construídos
esquemas didáticos que poderão servir de instrumento pedagógico
na construção de uma nova metodologia diferenciada da tradicional.
Para a representação das possíveis conexões
entre os conteúdos, procurou-se organizá-los metodologicamente
utilizando instrumentos encontrados na pesquisa qualitativa. Os resultados
demonstraram uma tomada de consciência dos profissionais responsáveis
pelo ensino de química e agroecologia, quanto à necessidade
de se fazer uma análise conjunta dos conteúdos programáticos
no sentido não só de uma maior interação entre
elas, como também com os de outras áreas, criando-se dessa
forma, um ambiente interdisciplinar. Essa metodologia fortalece as relações
aluno-conteúdo, aluno-aluno, aluno-professor, professor-professor,
criando um ambiente mútuo de motivação, integração,
reflexões e prazer. Neste contexto, a compreensão e a apropriação
dos conceitos e dos conteúdos da Química acontecem de maneira
dinâmica, reduzindo a falta de atenção, indisciplina
e desmotivação. Tudo isso se traduzindo num ganho do rendimento
escolar e formação cidadã. |
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