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Título:
Abordagem metodológica para uma proposta de Transferência
de Tecnologia através da avaliação da percepção
do aluno do curso Técnico em Agropecuária em relação
ao Processamento Mínimo de Hortaliças.
Resumo: A educação agrícola
em sua premissa deve subsidiar a construção do conhecimento
do aluno, tendo como fatores indispensáveis a interação
teoria e prática. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo
geral identificar a percepção do aluno do curso Técnico
em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Mato Grosso campus Campo Novo do Parecis,
sobre a transferência de tecnologia de processamento mínimo
de alimentos, para o pequeno produtor rural. A presente pesquisa foi desenvolvida
no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, com vinte e um alunos do
terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária. Como procedimentos
metodológicos, foram utilizados: Entrevista com roteiro estruturado,
para identificar o perfil socioeconômico e as concepções
e percepções dos alunos sobre os alimentos minimamente processados
(AMP) e transferência de tecnologia (TT); realização
de visita técnica a uma pequena propriedade rural, para propiciar
o conhecimento da realidade local do pequeno produtor com relação
a estrutura de produção de couve (Brassica oleracea Linneu
var. Achephala D. C.). Promoveu-se intervenção através
da realização de aula teórica dialogada sobre AMP
e TT, para posteriormente avaliar se houveram mudanças nas concepções
iniciais dos alunos sobre o tema. Foram elaborados pelos alunos, projetos
para repasse da tecnologia de couve minimamente processada para os pequenos
produtores rurais, a partir da realidade local identificada e dos conhecimentos
compartilhados. Com base nos resultados obtidos, considera-se que a metodologia
utilizada (aula teórica sobre AMP e TT, bem como a Visita Técnica
a um pequeno produtor rural) contribuiu com o ensino aprendizagem dos
alunos amostrados, tendo em vista que 90,48% dos alunos afirmaram terem
obtido conhecimento sobre a tecnologia AMP e TT após o procedimento
metodológico adotado. Os resultados evidenciam também que
na percepção (pré-intervenção) da maioria
dos alunos (61,90%) há viabilidade da tecnologia de alimentos minimamente
processados para agregação de valor aos produtos do pequeno
produtor rural do município. Após intervenção,
verificou-se que 76,19% acreditam que a tecnologia de processamento mínimo
seja viável para o pequeno produtor. Contudo, os argumentos remetem
as vantagens dos AMPs para o consumidor ao invés de ser remetido
para o pequeno produtor rural. Com base nas concepções dos
alunos acerca da inviabilidade da tecnologia de AMP para agregação
de valor aos produtos, destaca-se o armazenamento com controle de temperatura
como situação crítica para o processo. Verificou-se
também, que os projetos elaborados como proposta de transferência
de tecnologia para o pequeno produtor rural visitado apresentaram uma
abordagem voltada para a produção vegetal, envolvendo as
questões de cultivo e plantio da couve, ao invés de abordar
o beneficiamento da mesma. Acredita-se que tal característica se
deva a ênfase curricular do curso, cujo perfil de formação
envolve disciplinas desta área. |
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