Gerson Luis da Luz Dissertação na íntegra
 

Título:Desafios e perspectivas da implantação do PROEJA no Campus Sombrio do Instituto Federal Catarinense: Há demanda para PROEJA?

Resumo:Esta dissertação investiga a demanda do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEIA) no Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio (IFC-Sombrio). A urgência na execução do Decreto n° 5.840/2006 obrigou a instituição a ofertar uma turma que atendesse a estudantes da ElA e que desejassem uma formação profissional de pessoas jovens e adultas que não tiveram acesso à educação básica e à formação profissional na idade apropriada. Tendo como referência empírica as duas turmas do Curso Técnico em Informática no âmbito do PROEIA, que iniciaram em 2007 e 2008 respectivamente, busca-se através de entrevista aplicada a gestores e de questionário aplicado a equipe pedagógica e docentes identificar as ações praticadas pelos gestores do IFC-Sombrio desde a implantação do PROEIA na instituição até as pretensões, da atual direção, para as futuras turmas. Trata-se de uma pesquisa básica, cuja forma de abordagem é considerada uma pesquisa qualitativa. Sua preocupação central é identificar quais as dificuldades e perspectivas para implantar o PROE]A, levando em conta que ele já ocorre, mas o número de estudantes que participam do programa e que sejam estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) é muito pequeno. A partir desta preocupação, o pesquisador procura entender o que o quadro docente da turma do PROEIA do Campus e estudantes do Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES) pensa acerca deste tema, ao passo que procura fazer uma análise das experiências das turmas do PROEIA em busca de respostas a suas preocupações.