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Título:Desafios
e perspectivas da implantação do PROEJA no Campus Sombrio
do Instituto Federal Catarinense: Há demanda para PROEJA?
Resumo:Esta dissertação
investiga a demanda do Programa Nacional de Integração da
Educação Profissional com a Educação Básica
na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEIA) no
Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio (IFC-Sombrio). A urgência
na execução do Decreto n° 5.840/2006 obrigou a instituição
a ofertar uma turma que atendesse a estudantes da ElA e que desejassem
uma formação profissional de pessoas jovens e adultas que
não tiveram acesso à educação básica
e à formação profissional na idade apropriada. Tendo
como referência empírica as duas turmas do Curso Técnico
em Informática no âmbito do PROEIA, que iniciaram em 2007
e 2008 respectivamente, busca-se através de entrevista aplicada
a gestores e de questionário aplicado a equipe pedagógica
e docentes identificar as ações praticadas pelos gestores
do IFC-Sombrio desde a implantação do PROEIA na instituição
até as pretensões, da atual direção, para
as futuras turmas. Trata-se de uma pesquisa básica, cuja forma
de abordagem é considerada uma pesquisa qualitativa. Sua preocupação
central é identificar quais as dificuldades e perspectivas para
implantar o PROE]A, levando em conta que ele já ocorre, mas o número
de estudantes que participam do programa e que sejam estudantes do EJA
(Educação de Jovens e Adultos) é muito pequeno. A
partir desta preocupação, o pesquisador procura entender
o que o quadro docente da turma do PROEIA do Campus e estudantes do Núcleo
Avançado de Ensino Supletivo (NAES) pensa acerca deste tema, ao
passo que procura fazer uma análise das experiências das
turmas do PROEIA em busca de respostas a suas preocupações.
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