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Título:
Do todo às partes e das partes ao todo, complexidade e transdisciplinaridade:
a pedagogia de projetos e a resignificação da feira de ciências
Resumo: Principalmente no último
século as profundas mudanças sofridas pelo mundo produziram
transformações nas práticas sociais e no trabalho.
A educação não pode mais ficar alheia a essas mudanças.
O ensino tradicional já não satisfaz às perspectivas
do século XXI. O uso de metodologias comprometidas com o ser, o
saber e o fazer se fazem necessárias de modo a contribuir para
a formação integral do estudante. Nesse sentido, o objetivo
desse trabalho foi estudar metodologias alternativas que apontam para
a construção de um saber interligado, contextualizado e
cheio de significados e aplicá-las nas turmas das terceiras séries
do curso Técnico em Agropecuário e Técnico em Processamento
de Alimentos concomitante com o ensino médio da Central de Ensino
e Desenvolvimento Agrário de Florestal/Universidade Federal de
Viçosa, analisando e avaliando suas contribuições
no desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas e sociais
dos estudantes. No início do ano de 2010 os alunos das turmas mencionadas
foram convidados para participarem de um projeto cujo tema foi energias
alternativas de baixo custo. Utilizamos o método de projetos de
trabalho para desenvolver a pesquisa e construir quatro aquecedores solar
de baixo custo que foram implantados em quatro residências de famílias
de baixa renda da comunidade de Florestal – MG, sendo que o resultado
desse projeto foi apresentado na feira de ciências da escola, que
para essa turma foi realizada sob a ótica do pensamento complexo
e da transdisciplinaridade. Para verificar as contribuições
oriundas dos métodos aplicados fizemos uso de portifólios,
observação participante e questionário. Os resultados
da pesquisa mostraram que a totalidade dos alunos concordou que o desenvolvimento
de um projeto visando o lado social contribuiu para melhorar seu lado
humano. O estudo mostrou ainda que para a maioria dos entrevistados a
realização de um projeto de trabalho e a realização
de uma feira de ciências numa ótica transdisciplinar contribuiu
para uma melhor percepção de articulação entre
as disciplinas que compõe o seu curso. Além disso, os alunos
perceberam que a Física pode ultrapassar as fronteiras do ensino
formal e, também, transpor os muros da escola. Portanto, percebemos
que a educação não deve visar apenas o lado cognitivo,
ela deve propiciar meios que contemplem os três domínios
da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva
e a experiência subjetiva. |
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