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Título:
A Matemática Rikbaktsa para o povo Rikbaktsa: Um olhar da etnomatemática
na Educação Escolar Indígena
Resumo: A Educação Escolar
Indígena com professores indígenas é uma realidade
e também um grande desafio para os educadores, mas além
do desafio é uma fonte contemporânea riquíssima para
pesquisas educacionais. A sua maior dificuldade está justamente
na sua grande diversidade cultural que encontra nas escolas indígenas
o local de diálogo solidário entre a cultura indígena
onde a escola esta inserida e a cultura do não índio fundamental
para sua interação com a sociedade universalizada. Para
a Educação Matemática o desafio começa a ser
equacionado por uma abordagem etnomatemática de seus conteúdos
curriculares. Um currículo etnomatemático que contextualiza
de forma transdisciplinar a cultura matemática do povo, no qual
o processo de ensino e aprendizagem está sendo efetuado, é
primordial, pois a etnomatemática traz à tona o diálogo
cultural para as aulas de matemática situando o conhecimento formalizado
da matemática como parte da produção criativa do
ser humano. Nesse cenário, para que o professor rikbaktsa de matemática
possa contextualizar a “Cultura Matemática” dos Rikbaktsa
em suas aulas, apresentamos tópicos dessa “Cultura Matemática”
em sua maneira peculiar de nomenclatura decimal pelos dedos das mãos,
na construção de suas canoas, flautas e moradias, pela feitura
de suas roças e no cocar de sua arte plumária. Todos esses
tópicos pedem ser contextualizados, despertando a curiosidade dos
alunos indígenas, sensibilizando o ensino e aprendizagem da matemática
formal. Nessa pesrpectiva, o conhecimento formalizado soa como algo familiar
para os alunos indígenas. A função afim se torna
a “função das flautas” e a função
quadrática se transfoma em a “função da canoa”.
Vemos também em nossa pesquisa que a abordagem etnomatemática
promove o elo entre as demais etnomatemáticas e dessas, pela ótica
da transdisciplinaridade, faz o elo das etnomatemáticas com as
demais culturas humanas tornando o currículo, nessa abordagem,
contextualizado e articulado de forma dinâmica. |
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