|
Título:
Projeto pedagógico fazenda arte: uma experiência
de arte educação na Educação Profissional
Agrícola
Resumo: Esta dissertação
constitui um estudo que teve como problemática norteadora investigar
a contribuição do Projeto Pedagógico Fazend’Arte
na articulação teoria-prática, e na integração
entre as diferentes disciplinas do cotidiano da Escola Agrotécnica
Federal de São Luiz – MA (Atual IFMA Campus São Luís
Maracanã), na perspectiva de uma maior conscientização
dos estudantes sobre as questões estéticas e da atualidade,
pois entendemos que a arte educação apresenta um rico potencial
para contribuir com o processo de educação e no caso em
estudo a educação profissional de uma escola agrotécnica
e na formação dos técnicos que terão a enorme
responsabilidade de lidar com a realidade do campo maranhense e todos
os seus desafios, sem perder de vista ainda a preocupação
com a formação humana do indivíduo. A pesquisa busca
também compreender o relacionamento entre cotidiano escolar e os
temas e conteúdos trabalhados e desenvolvidos no Projeto. Além
disso, busca verificar qual a contribuição do Projeto Pedagógico
Fazend’Art para concretização da missão escolar,
naquilo que se refere à educação integral dos estudantes
e da comunidade escolar. Ainda como questões de estudo, procura
entender como essa contribuição se efetiva na perspectiva
da educação estética no âmbito de uma escola
profissionalizante e de que forma um projeto educativo-cultural propicia
a interação teóricco-prática e a efetivação
da interdisciplinaridade. O trabalho foi realizado na perspectiva da pesquisa
de bases qualitativas, por meio da metodologia da observação
participante. Foram feitas entrevistas com alunos, ex-alunos e professores.
O estudo comprovou a eficácia do projeto naquilo que se propõe
e a possibilidade de ele ser realizado em outras instituições
de ensino agrícola. |
|