Francisco Inaldo Lima Lisboa Dissertação na íntegra
 

Título: Projeto pedagógico fazenda arte: uma experiência de arte educação na Educação Profissional Agrícola

Resumo: Esta dissertação constitui um estudo que teve como problemática norteadora investigar a contribuição do Projeto Pedagógico Fazend’Arte na articulação teoria-prática, e na integração entre as diferentes disciplinas do cotidiano da Escola Agrotécnica Federal de São Luiz – MA (Atual IFMA Campus São Luís Maracanã), na perspectiva de uma maior conscientização dos estudantes sobre as questões estéticas e da atualidade, pois entendemos que a arte educação apresenta um rico potencial para contribuir com o processo de educação e no caso em estudo a educação profissional de uma escola agrotécnica e na formação dos técnicos que terão a enorme responsabilidade de lidar com a realidade do campo maranhense e todos os seus desafios, sem perder de vista ainda a preocupação com a formação humana do indivíduo. A pesquisa busca também compreender o relacionamento entre cotidiano escolar e os temas e conteúdos trabalhados e desenvolvidos no Projeto. Além disso, busca verificar qual a contribuição do Projeto Pedagógico Fazend’Art para concretização da missão escolar, naquilo que se refere à educação integral dos estudantes e da comunidade escolar. Ainda como questões de estudo, procura entender como essa contribuição se efetiva na perspectiva da educação estética no âmbito de uma escola profissionalizante e de que forma um projeto educativo-cultural propicia a interação teóricco-prática e a efetivação da interdisciplinaridade. O trabalho foi realizado na perspectiva da pesquisa de bases qualitativas, por meio da metodologia da observação participante. Foram feitas entrevistas com alunos, ex-alunos e professores. O estudo comprovou a eficácia do projeto naquilo que se propõe e a possibilidade de ele ser realizado em outras instituições de ensino agrícola.