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Título:
Uma proposta de grade curricular para o Curso Técnico em Informática
do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Maranhão Campus Codó.
Resumo: O tema desta dissertação
surgiu a partir de uma experiência que realizei como professor responsável
pelo Setor de Manutenção de Computadores do Instituto Federal
de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
Campus Codó (IFMA/Codó) com alunos do Curso Técnico
em Informática do Programa Nacional de Integração
da Educação Profissional com a Educação Básica,
na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
A experiência, realizada com cinco alunos da primeira turma do Curso
Técnico em Informática do PROEJA, mostrou que uma articulação
entre a teoria e a prática no processo de ensino-aprendizagem pode
superar o desestímulo dos estudantes, e evitar a repetência
e a evasão escolar. Embora o Programa, instituído no âmbito
federal pelo Decreto nº 5.840/2006, preveja uma articulação
entre o ensino técnico e o ensino médio de forma integrada
(Art. 1º, § 2º, inciso II), o currículo integrado
representa, de fato, um desafio novo colocado aos docentes. Este desafio,
que implica a adesão de gestores e dos professores responsáveis
pela formação geral e pela formação específica,
no caso do Campus Codó do Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Maranhão, ainda não pôde
ser enfrentado pelas razões que exponho no texto. Por este motivo,
decidi aproveitar os bons resultados advindos daquela experiência
na proposição de uma nova grade curricular que fosse mais
adequada aos jovens e os adultos da EJA, um segmento da população
que, via de regra, já traz consigo uma experiência escolar
negativa. Tenho ciência de que o desenho curricular proposto é
um primeiro passo na busca da formação integrada, mas se
constitui um passo importante para a ressignificação das
experiências dos jovens e adultos do Curso Técnico em Informática
do PROEJA. |
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