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Título:
Utilização da Metodologia de Projetos na
Formação dos Alunos do IFES - Campus Santa Tereza/ES: uma
Experiência com Adubação Verde
Resumo: A presente pesquisa
teve como objetivo avaliar o grau de importância da metodologia
de projetos como proposta de elevação da qualidade do ensino,
melhoria do aprendizado e promoção do desenvolvimento de
atributos essenciais à inserção dos formandos na
sociedade e no mercado de trabalho. O ensaio experimental foi desenvolvido
no período de março de 2007 a julho de 2008, envolvendo
29 alunos do curso de agricultura. Adotou-se como temática básica
de estudos, a avaliação do comportamento de oito espécies
de leguminosas utilizadas como adubo verde, cultivadas nos períodos
de outono-inverno e primavera-verão, no sistema com e sem capina.
Organizados em grupos de até três componentes, os estudantes
implantaram e conduziram uma unidade experimental onde colheram informações
periódicas sobre o comportamento das espécies estudadas,
gerando variadas oportunidades de discussão e troca de informações.
O nível de contribuição desta metodologia de ensino
na vida escolar e profissional dos estudantes foi avaliado, após
o término da pesquisa, através de questionário desenvolvido
sob a forma de escalas numéricas aplicado aos alunos envolvidos
na pesquisa. Os resultados revelaram a aquisição de um alto
nível de conhecimento técnico pelos alunos sobre o assunto
estudado, sendo capazes de identificar as espécies com melhor poder
de adaptação às condições locais e
aos diferentes tipos de manejo. Além disso, esta metodologia pelo
seu caráter dinamizador proporcionou um maior inter-relacionamento
entre teoria e prática, maior contextualização do
ensino, interação entre os conteúdos e integração
entre as áreas do conhecimento, o que possibilitou aos alunos o
desenvolvimento de um conjunto de competências essenciais à
sua inserção na sociedade e ao exercício das atividades
profissionais. Concluiu-se que o ensino por meio da metodologia de projetos
destacou-se das demais metodologias de ensino adotadas no campus Santa
Teresa, tendo se constituído na melhor forma de resgatar o sucesso
escolar, promovendo a elevação do nível de aprendizado
dos alunos e melhorando a qualidade dos profissionais formados na instituição. |
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