Francisca Vieira da Silva Dissertação na íntegra
 

Título: A Prática Docente e a Pesquisa no Curso Técnico em Agroindústria – Proeja no IFMA – Campus Codó.

Resumo: Esta pesquisa analisa as dificuldades metodológicas enfrentadas pelos docentes e discentes do PROEJA em Agroindústria do Instituto Federal de Educação do Maranhão – Campus Codó. Em cumprimento ao Decreto 5.840 de 13/07/2006, desde 2007 o Campus-Codó vem ofertando o Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na modalidade Jovens e Adultos-PROEJA, sendo que os professores que ministram aulas nessa modalidade de ensino são os mesmos do ensino regular e superior, sem que os mesmos tenham sido preparados para atuar na EJA. A partir da experiência da autora em sala de aula do PROEJA e como supervisora pedagógica no ano de 2009, foi possível, por meio de relatos de professores nas reuniões pedagógicas, perceber dificuldades metodológicas no trabalho docente na modalidade de EJA. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a prática no trabalho docente no curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos do Campus-Codó no contexto das políticas públicas educacionais e na formação inicial e continuada. Pretende-se identificar as dificuldades metodológicas apresentadas pelos docentes e apresentar propostas alternativas de trabalho com a pesquisa como prática do cotidiano do professor e do aluno como forma de favorecer a autonomia do aluno em relação à aquisição de conhecimentos. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos envolvidos na pesquisa 24 alunos e seis professores do curso já mencionado, utilizando como instrumentos de coletas de dados a observação em sala de aula, questionários e entrevistas.