Título:
Desafios pedagógicos da integração disciplinar na
cultura de caprinos e ovinos
Resumo: Desenvolvi esta investigação
na perspectiva de refletir sobre uma proposta pedagógica integrando
conhecimentos básicos e técnicos no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus
Castanhal em proposição a um ensino integrado. Parti do
pressuposto de como a disciplina Cultura de Ovinos e Caprinos poderia
contribuir com ações pedagógicas integradas. Preliminarmente
utilizei da pesquisa documental e da análise de imagens passadas
para recohecer criticamente a formação técnica agropecuária
neste lnstituto. Analisei de sua gênese até os momentos em
que antecedem o estabelecimento do ensino integrado. Na segunda etapa
demonstro os desafios atuais da instituição revelando possibilidades
da edificação de um ensino integrado. Por último
exponho uma ação pedagógica que remete a integração
dos saberes distintos com sujeitos do campo. A pesquisa documental e a
análise de imagens remontaram uma dimensão histórica
na pesquisa. Utilizei técnicas extraídas de Diagnóstico
Rural Participativo e da Etnografia pela Observação Participativa
Zootécnica. Realizei atividades de campo com docentes de distintas
áreas do conhecimento e aprendizes do curso de agropecuária
no assentamento de Reforma Agrária João Batista II. Compuseram
4 famílias do núcleo 17 e 2 famílias de outros núcleos
envolvidas direta ou indiretamente com a criação de ovinos.
Ponderei que as reformas da educação profissional prescritas
desde sua origem como Patronato Agrícola até o último
decreto (1921 - 2004) têm sido adequações às
conjunturas político - econômicas neste período. Sua
formação é pautada na tansmissão de técnicas
assimiladas em currículos disciplinares priorizando instrumentais
demandados pelo mercado de trabalho capitalista. Tal fato evidenciou uma
visão inócua desta formação profissional.
A inter e/ou a transdisciplinaridade são perspectivas de integração,
adequadas para esta formação técnica orientando os
educandos para uma percepção mais crítica de realidades
como dos assentamentos rurais e suas agriculturas familiares. Os conhecimentos
científicos se combinaram momentaneamente e/ou definitivamente
aos saberes comuns dos educandos e agricultores gerando um processo de
síntese permitindo a reflexão sobre diversas faces desta
realidade acarretada pela visão ampliada dos sujeitos envolvidos
nesta lógica integrada de formação. A criação
de ovinos no assentamento é regida pelo saber tradicional dos agricultores
desde a construção dos apriscos até o modo de manejar
o rebanho. As ovelhas não são prioridades neste sistema
de produçãp e se revelam importantes no autoconsumo e na
renda extra das famílias A ação interdisciplinar
revelou que o sistema de criação de ovelhas no Assentamento
dissimula algo para além da ausência de tecnologias específicas
para esta realidade materializada na pobreza e na falta de assistência
técnica causado pelo abandono de homens e mulheres que se propõem
a produzir alimentos para sociedade dita modema. |