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Título:
As representações sociais dos docentes e discentes do IF
Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba sobre as Tecnologias da Informação
e Comunicação na Educação.
Resumo: A educação encontra-se
inserida no contexto da sociedade da informação, no qual
a construção do conhecimento, frente às Tecnologias
da Informação e Comunicação, extrapola os
muros da escola. Esta pesquisa teve por objetivo analisar, através
da técnica de evocação livre, as representações
sociais dos docentes e discentes do IF Sudeste MG – Câmpus
Rio Pomba sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação
na educação. A pesquisa foi realizada com um universo de
60 (sessenta) docentes e 200 (duzentos) discentes do Câmpus Rio
Pomba. A base teórica desta pesquisa se refere à Teoria
das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Os dados
da pesquisa foram analisados por meio da técnica de construção
do quadro de quatro casas e as respostas foram analisadas com o auxílio
do programa de computador denominado EVOC 2003®, que combina a frequência
de evocação de cada palavra com sua ordem de evocação,
buscando estabelecer o grau de saliência dos elementos da representação
em cada grupo. Os resultados mostraram que as representações
sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação
na educação influenciam o comportamento tanto dos docentes
quanto dos discentes no cenário educacional inserido na sociedade
da informação. Os dados revelaram que entre a prática
pedagógica dos docentes e a consciência que os mesmos possuem
da postura que devem assumir na construção do conhecimento
mediada pelas tecnologias existe um grande abismo, que é sustentado
pelas representações sociais ligadas ao medo de serem superados
no plano cognitivo, de perderem o monopólio do saber e de dividirem
com os discentes a construção do conhecimento. No que diz
respeito às representações sociais dos discentes,
os resultados demonstraram que os mesmos partilham expectativas positivas
em relação aos professores e à escola. O elemento
conhecimento se apresentou como núcleo central das representações
sociais tanto para os docentes quanto para os discentes. Além das
representações sociais dos docentes e discentes do Câmpus
Rio Pomba sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação
na educação, esta pesquisa buscou refletir sobre as Tecnologias
da Informação e Comunicação na educação
e resgatar um pouco da construção social da sociedade riopombense
sobre a criação da Escola Agrícola de Rio Pomba,
hoje IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba. |
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