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Título:
A pesquisa como elemento motivador para melhoria da aprendizagem
Resumo: A ampliação e
interiorização da Rede Federal de Ensino, realizada principalmente
através da criação dos Institutos Federais de Educação
Ciência e Tecnologia através da Lei nº 11.892, de 29
de dezembro de 2008. A criação dos Institutos, tem em sua
concepção a visão de promover a educação
para o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, na busca de
soluções para os problemas da atualidade de forma dinâmica
e interagindo com a sociedade. O domínio integrado de conhecimentos
científicos, tecnológicos e sócio-históricos,
devem estar presentes no dia a dia agora de uma instituição
que oferta desde o Ensino Básico à Pós-Graduação.
Neste sentido o desafio de promover a Educação e a descoberta
científica se estabelece como uma necessidade de desenvolvimento
aliada, concomitante e desenvolvida já a partir do Ensino Básico,
buscando o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão,
em busca do desenvolvimento local e regional. Neste contexto a Iniciação
Científica Junior, denominação utilizada pelo CNPq,
com referencia à Iniciação Cientifica no Ensino Básico,
foi criada e incentivada a partir de 2003 e com financiamento de projetos
a partir de 2010/2012, está presente no Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do
Parecis desde o inicio dos financiamentos pelo CNPq em 2010, tendo produzido
a introdução de uma cultura cientifica na instituição.
Contudo esta inserção acontece dissociada do processo ensino
aprendizagem, ou com pouca associação, onde em sua maioria
realiza-se projetos que são elaborados pelos professores/orientadores
como uma sequencia de atividades de seus mestrados ou doutorados, colocando
os alunos como membros executores das atividades sem as vezes conhecerem
os fundamentos básicos das pesquisas em desenvolvimento. O trabalho
aqui apresentado seguiu os princípios da Educação
pela pesquisa, da pesquisa como principio cientifico e educativos orientados
por Pedro Demo, bem como a utilização dos conhecimentos
científicos na produção de cidadãos autônomos,
como sugerido por Paulo Freire. Identificou-se que na instituição
da população amostra. Existem muitos avanços no processo
educativo e científico, porém para realização
de uma cultura de pesquisas, observou-se a necessidade de criação
de mecanismos de orientação e formação para
os estudantes antes de sua inserção no desenvolvimento de
atividades de pesquisas, pois muitos dos estudantes recebidos pela instituição
são oriundos de estabelecimentos que pouco ou nada incentivaram
atividades neste sentido. Com relação à dificuldade
/ melhorias na aprendizagem dos estudantes através da inserção
no meio cientifico, as percepções destes, de seus pais e
docentes afirmam que esta atividade proporcionou um avanço e amadurecimento
dos mesmos, quando estes se demonstraram muito mais participativos e interessados
nas atividades de ensino e aprendizagem, porém, é perceptível
principalmente pelos docentes a necessidade de revisão na forma
e organização da oferta do curso técnico em Agropecuária
no IFMT – Campo Novo do Parecis. |
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