|
Título:
Mediação interdisciplinar no ensino de química:
uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes
na construção de um projeto de ensino na EAF Codó-MA
Resumo: Esta pesquisa
aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química
para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo
da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área
básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas
supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da
pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem
dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados
dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries
do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como
os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática,
Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado
como tema com contextualizador a produção do “queijo
de cabra”, que é um produto agroindustrial de relevância
significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características
químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa
demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação
com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares
podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos
destas disciplinas, em superação ao isolamento científico
que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além
de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química.
|
|