Fábio Lustosa Souza Dissertação na íntegra
 

Título: Mediação interdisciplinar no ensino de química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF Codó-MA

Resumo: Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do “queijo de cabra”, que é um produto agroindustrial de relevância significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química.