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Título:
Pedagogia da alternância na educação
profissional técnica de nível médio em agropecuária
integrada: Experiência do IFMA Campus São Luis Maracanã
no Assentamento Diamante Negro Jutay
Resumo: A presente pesquisa
tem por objetiva avaliar o nível de formação técnica
adquirida pelos alunos do Curso de Educação Profissional
Técnica de Nível Médio em Agropecuária Integrada
e que utiliza a Pedagogia da Alternância no processo de ensino-aprendizagem,
para trabalhadores rurais assentados e filhos de assentados da reforma
agrária. A proposta de pesquisa nasceu de inquietações
surgidas durante o planejamento e a execução do Curso criado
em parceria com o MS/IFMA/INCRA-PRONERA. Um dos maiores desafios foi a
forma de participação dos educandos, assim optou-se pela
Pedagogia da Alternância. Os alunos foram reunidos em duas turmas
que se alternavam no Assentamento Diamante Negro Jutay, Local dos Tempos
Escola. O curso foi organizado em sete tempos escola (TE) e seis tempos
comunidade (TC), para cada turma. Cada etapa reunia entre dez a doze disciplinas.
A avaliação de desempenho, dos educandos foi outro grande
desafio. A representação numérica dos conhecimentos
adquiridos ficou organizada em três níveis: quantitativa
(5 pontos); qualitativa (3 pontos) e atividades do TC (2 pontos). Dentre
os 52 docentes atuantes, 14 eram ligados ao Instituto Federal do Maranhão
(IFMA); 6 ligados ao MST e outros 32 contratados pelo período correspondente
ao módulo que iriam trabalhar. Houve preocupação
em orientar os docentes quanto ao público (os educandos) e a metodologia
a ser desenvolvida. Após os estágios curriculares, os alunos
apresentaram os seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). Nas
defesas dos TCC; nas respostas dadas aos questionários de avaliação
e auto-avaliação e no resultado do teste de conhecimentos
específicos foi possível perceber o bom nível adquirido
pelos educandos. A corroboração desta percepção
inicial foi constatada nas visitas que fizemos a seis educandos em seus
assentamentos e instituições profissionais onde estão
atuando profissionalmente. Há ainda outros 12 trabalhando no órgão
de assistência técnica do estado (dados parciais). O importante
foi a permanência do jovem em seu ambiente familiar. |
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