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Título:
A trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico
em Agropecuária do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG - Campus
Januária.
Resumo: Esta dissertação
propõe uma análise sobre a trajetória profissional
dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG –
Campus Januária e a ligação desta trajetória
ao contexto sócio-ocupacional do mercado de trabalho, tendo em
vista os principais setores em que os egressos se inserem. Na pesquisa,
buscou-se a verificação não apenas de uma inserção
contratual, mas principalmente das habilidades e das competências
que os egressos desenvolvem e as que são conferidas nesta aproximação
entre formação curricular e formação para
o mercado de trabalho, bem como a trajetória na perspectiva do
acesso ou não aos programas de educação continuada.
O desenvolvimento metodológico da pesquisa se deu em três
fases: o levantamento dos dados de identificação dos egressos
do Curso Técnico em Agropecuária; o levantamento documental
para resgatar a história da educação profissional
no Brasil e a do IFNMG e (após elaboração, testagem,
aplicação dos questionários aos egressos e a devolução)
a tabulação para a obtenção dos dados. Assim,
as três fases permitiram a caracterização, interpretação
e, por fim, a comprovação das reais contribuições
do IFNMG – Campus Januária para a promoção
profissional do Técnico em Agropecuária e de como este concebia
a formação obtida. Com estes procedimentos, houve a análise,
que contribuiu para o planejamento, definição e retroalimentação
de políticas educacionais da instituição. Os egressos
do Curso Técnico em Agropecuária de nível médio
formados no período de 2004 a 2008 representam o universo da pesquisa,
cujo resultado serve para subsidiar uma proposta que redefina, em âmbito
didático, curricular e avaliativo, o Projeto Político Pedagógico
(PPP) de formação dos Técnicos em Agropecuária
do IFNMG- Campus Januária. |
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