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Título:
Projetos de trabalho como estratégia metodológica
no ensino profissional agrícola: um enfoque transdisciplinar
Resumo: O estudo objetivou
analisar e avaliar as contribuições do método de
projeto de trabalho na organização e articulação
do conhecimento entre as diferentes disciplinas que compõe o curso
técnico em agropecuária concomitante com o ensino médio
do Colégio Agrícola de Floriano sob a ótica do pensamento
complexo e da transdisciplinaridade. O trabalho envolveu duas turmas que
cursavam concomitantemente o terceiro módulo do curso técnico
em agropecuária e a terceira série do ensino médio.
Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários
aplicados antes (diagnóstico) e após (avaliação)
à realização de uma atividade envolvendo o método
de projetos de trabalho. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande
maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação
entre o que é ensinado no ensino médio e a relação
destes com sua formação profissional. Mostrou também
que, não há por parte dos professores a necessária
preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer
vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento
do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação
ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com
que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançadas
e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação
ao modelo tradicional. A globalização da informação,
característica do trabalho com projetos, aproximou as diversas
disciplinas em torno do tema de estudo, melhorando o processo de articulação
disciplinar e minimizando a fragmentação do conhecimento.
Os projetos de trabalho representam uma mudança conceitual na prática
docente pela dinâmica e inovação que o método
trás ao processo de ensino.
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