Erika Rezende Reis Dissertação na íntegra
 

Título: Educação agrícola e a qualidade de ensino: investigando a relação família-escola no Colégio Agrícola Nilo Peçanha

Resumo: Uma das principais políticas para gerar qualidade na educação no país centra-se no resultado do rendimento escolar. Assim, nesta dissertação, realiza-se uma investigação na influência da relação família-escola na produção da qualidade de ensino em Escolas Federais Agrícolas, tomando como referência o Colégio Agrícola Nilo Peçanha, pertencente à Universidade Federal Fluminense (CANP/UFF). Elegemos como indicadores da qualidade do ensino as ofertas educacionais relativas à formação sócio-pedagógica dos professores, a gestão educacional e os resultados escolares referentes ao desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A metodologia é de cunho qualitativo cujos dados são tratados pela análise dos documentos oficiais e instrumentos quantitativos, através de questionários socioeconômico e cultural (adaptados de um survey, para a realidade desta instituição), aplicados aos professores pais e alunos. Os resultados evidenciam a existência de uma relação entre a tríade família/escola e aluno, unidos ao modelo de gestão e ao tipo de escola, o que resulta na qualidade de ensino, onde a formação qualificada dos professores apresentou de forma competente no desempenho global dos alunos, referente ao ENEM, foi superior aos das outras escolas da região. Além disso, verificou - se uma superioridade do trabalho desenvolvido no CANP/UFF, no que tange a atividades extracurriculares, pode afirmar que este faz jus à imagem de excelência escolar.