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Título:
Educação agrícola e a qualidade de
ensino: investigando a relação família-escola no
Colégio Agrícola Nilo Peçanha
Resumo: Uma das principais
políticas para gerar qualidade na educação no país
centra-se no resultado do rendimento escolar. Assim, nesta dissertação,
realiza-se uma investigação na influência da relação
família-escola na produção da qualidade de ensino
em Escolas Federais Agrícolas, tomando como referência o
Colégio Agrícola Nilo Peçanha, pertencente à
Universidade Federal Fluminense (CANP/UFF). Elegemos como indicadores
da qualidade do ensino as ofertas educacionais relativas à formação
sócio-pedagógica dos professores, a gestão educacional
e os resultados escolares referentes ao desempenho dos alunos no Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM). A metodologia é de cunho
qualitativo cujos dados são tratados pela análise dos documentos
oficiais e instrumentos quantitativos, através de questionários
socioeconômico e cultural (adaptados de um survey, para a realidade
desta instituição), aplicados aos professores pais e alunos.
Os resultados evidenciam a existência de uma relação
entre a tríade família/escola e aluno, unidos ao modelo
de gestão e ao tipo de escola, o que resulta na qualidade de ensino,
onde a formação qualificada dos professores apresentou de
forma competente no desempenho global dos alunos, referente ao ENEM, foi
superior aos das outras escolas da região. Além disso, verificou
- se uma superioridade do trabalho desenvolvido no CANP/UFF, no que tange
a atividades extracurriculares, pode afirmar que este faz jus à
imagem de excelência escolar.
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