|
Título:
Escola Municipal Terra de Educar - do projeto inicial a atualidade: descaminhos
e possibilidades
Resumo: O presente trabalho de dissertação
teve por objetivo pesquisar os processos que levaram, no decorrer dos
anos, a Escola Municipal Terra de Educar, localizada em Paracambi-RJ,
a se desviar de sua constituição potencialmente destinada
à educação agrícola, com vistas a contribuir
para o seu repensar e a propor estratégias adequadas à realidade
contemporânea. Partindo desse desafio, foi analisado o material
bibliográfico desde a implantação da escola, foram
feitas participações em eventos específicos e conversas
com funcionários da época de implantação da
escola. Observe-se que os desafios para as instituições
educativas são complexos e intensos e nesse contexto a tarefa formativa
assume um papel cada vez mais importante na perspectiva de uma dimensão
que se contraponha à lógica mercadológica do mundo
globalizado. A discussão permeia as metodologias e práticas
da educação agrícola e ambiental, ressaltando a qualidade
de vida como integrante da própria cidadania, numa ruptura dos
moldes de uma visão excessivamente biologizada da questão
ambiental, de vertente biológico-preservacionista que tem sido
hegemônica e restrita a práticas descontextualizadas. O desafio
é contribuir para o desenvolvimento político-pedagógico,
visando a adequação às questões agrícolas
e ambientais, numa reflexão do papel da instituição
na comunidade rural, bem como propor estratégias que contribuam
para ações efetivas de resgate da gene da escola: educação
agrícola e ambiental. |
|