Erika Aparecida de Paula Silva Dissertação na íntegra
 

Título: Escola Municipal Terra de Educar - do projeto inicial a atualidade: descaminhos e possibilidades

Resumo: O presente trabalho de dissertação teve por objetivo pesquisar os processos que levaram, no decorrer dos anos, a Escola Municipal Terra de Educar, localizada em Paracambi-RJ, a se desviar de sua constituição potencialmente destinada à educação agrícola, com vistas a contribuir para o seu repensar e a propor estratégias adequadas à realidade contemporânea. Partindo desse desafio, foi analisado o material bibliográfico desde a implantação da escola, foram feitas participações em eventos específicos e conversas com funcionários da época de implantação da escola. Observe-se que os desafios para as instituições educativas são complexos e intensos e nesse contexto a tarefa formativa assume um papel cada vez mais importante na perspectiva de uma dimensão que se contraponha à lógica mercadológica do mundo globalizado. A discussão permeia as metodologias e práticas da educação agrícola e ambiental, ressaltando a qualidade de vida como integrante da própria cidadania, numa ruptura dos moldes de uma visão excessivamente biologizada da questão ambiental, de vertente biológico-preservacionista que tem sido hegemônica e restrita a práticas descontextualizadas. O desafio é contribuir para o desenvolvimento político-pedagógico, visando a adequação às questões agrícolas e ambientais, numa reflexão do papel da instituição na comunidade rural, bem como propor estratégias que contribuam para ações efetivas de resgate da gene da escola: educação agrícola e ambiental.