|
Título:
Matemática: ferramenta interdisciplinar na construção
da apredizagem agrícola
Resumo: O estudo que apresentamos foi
desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, a partir do contato
direto e interativo da matemática como ferramenta interdisciplinar
na construção da aprendizagem do aluno no curso técnico
agrícola. A pesquisa iniciou com uma investigação
e reflexão da relação entre a matemática formal
e o cotidiano do aluno, para que fosse possível construir uma proposta
pedagógica interdisciplinar capaz de dispertar o interesse do aluno
em construir o conhecimento significativo da matemática na formação
técnica. Para que fosse possível a construção
dessa proposta foram realizados um questionário e observação
direta dos alunos, detectando possíveis insatisfações
e anseios dentro do processo ensino-aprendizagem da matemática
contextualizada no ensino profissional. Os resultados obtidos foram fundamentais
na construção do planejamento e execução das
atividades que envolviam a matemática, promovendo a integralização
e contextualização dentro das disciplinas de mecanização
agrícola, topografia, irrigação e drenagem e matemática
aplicada. Pôde-se observar que no final do processo o aluno conseguiu
atingir a aprendizagem esperada, conseguindo interagir a matemática
com as disciplinas técnicas e com o seu cotidiano. |
|