Emerson do Nascimento Dissertação na íntegra
 

Título: Matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da apredizagem agrícola

Resumo: O estudo que apresentamos foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, a partir do contato direto e interativo da matemática como ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem do aluno no curso técnico agrícola. A pesquisa iniciou com uma investigação e reflexão da relação entre a matemática formal e o cotidiano do aluno, para que fosse possível construir uma proposta pedagógica interdisciplinar capaz de dispertar o interesse do aluno em construir o conhecimento significativo da matemática na formação técnica. Para que fosse possível a construção dessa proposta foram realizados um questionário e observação direta dos alunos, detectando possíveis insatisfações e anseios dentro do processo ensino-aprendizagem da matemática contextualizada no ensino profissional. Os resultados obtidos foram fundamentais na construção do planejamento e execução das atividades que envolviam a matemática, promovendo a integralização e contextualização dentro das disciplinas de mecanização agrícola, topografia, irrigação e drenagem e matemática aplicada. Pôde-se observar que no final do processo o aluno conseguiu atingir a aprendizagem esperada, conseguindo interagir a matemática com as disciplinas técnicas e com o seu cotidiano.