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Título:
A pedagogia de projeto numa visão transdisciplinar como estratégia
de formação para o ensino técnico
Resumo: As Escolas Agrotécnicas
mantiveram a estrutura de fazenda agropecuária e o regime de internato,
mesmo mudando historicamente sua clientela e seus objetivos de atendimento.
Tendo herdado aqueles componentes estruturais e assumindo-os como condição
para fomação de sua clientela, esses passaram a fazer parte
das especificidades que sempre distinguiram as Escolas Agrotécnicas
das demais e constituíram seu problema específico: conjugar
educação, trabalho e produtividade. No decorrer do processo,
distorções foram surgindo. A principal delas foi à
redução de toda a fundamentação filosófica
do sistema a um único princípio/lema: aprender a fazer e
fazer para aprender. O modelo escolar institucionalmente reconhecido,
com tempos rígidos, distribuídos em disciplinans isoladas
parece não dar conta da complexidade que caracteriza a sociedade
contemporânea. Nesta perspectiva desenvolveu-se esta pesquisa que
tem como meta redefinir e evidenciar a pedagogia de projetos como estratégia
de ensino a fim de alcançar uma educação profissional
de caráter transdisciplinar que possa contribuir na formação
profissional agrícola exigida pelo mundo moderno e globalizado.
Para tanto, desenvolveu-se, com professores do ensino profissionalizante
e da educação básica, estratégias para promover
a adoção de uma nova postura pedagógica capaz de
consolidar a aplicação da metodologia de pedagogia de projeto
numa visão transdisciplinar. Elaborou-se através das leituras
bibliográficas e dos diálogos travados com os professores,
pressupostos que pudessem orientar a metodologia, conforme a nova proposta
sugerida. Foram implementadas estratégias de investigação,
como: aplicação de entrevistas, levantamento de material
bibliográfico e análise dos mesmos; estratégias de
pesquisas participativas como seminários e grupos de discussões.
Trata-se de uma pesquisa descritiva com enfoque qualitativo. Inicilamente
foi feito o levantamento bibliográfico com o propósito de
se investigar as experiências sobre a metodologia, seguido de análise.
No segundo momento foram realizadas entrevistas com professores de Escolas
Agrotécnicas, onde se buscou indentificar as concepções
e as práticas que sustentam a metodologia proposta. Com o propósito
de se efetivar um trabalho articulado, considerando a necessidade sentida
pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir,
mudar, prever, algo que desafia uma formação disciplinar
e isolada, foi apresentado aos professores um relatório sobre os
princípios que poderiam balizar a metodologia e que pudessem direcionar
as primeiras orientações para a construção
de um projeto educacional. Desenvolveu-se um projeto educacional, com
alunos do Curso Técnico Agrícola com Habilitação
em Zootecnia, que teve como problemática “Qual o potencial
e a importância da ovinocultura no Estado do Espírito Santo?”,
no qual foram abordados aspectos sócio-político e econômicos.
A fundamentação teórica, a análise das entrevistas,
bem como o diálogo com os professores, certamente constituíram
elementos imprescindíveis para a elaboração dos pressupostos
que orientam a metodologia de pedagogia de projetos numa visão
transdisciplinar. |
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