Elizabeth Armini Pauli Martins Dissertação na íntegra
 

Título: A pedagogia de projeto numa visão transdisciplinar como estratégia de formação para o ensino técnico

Resumo: As Escolas Agrotécnicas mantiveram a estrutura de fazenda agropecuária e o regime de internato, mesmo mudando historicamente sua clientela e seus objetivos de atendimento. Tendo herdado aqueles componentes estruturais e assumindo-os como condição para fomação de sua clientela, esses passaram a fazer parte das especificidades que sempre distinguiram as Escolas Agrotécnicas das demais e constituíram seu problema específico: conjugar educação, trabalho e produtividade. No decorrer do processo, distorções foram surgindo. A principal delas foi à redução de toda a fundamentação filosófica do sistema a um único princípio/lema: aprender a fazer e fazer para aprender. O modelo escolar institucionalmente reconhecido, com tempos rígidos, distribuídos em disciplinans isoladas parece não dar conta da complexidade que caracteriza a sociedade contemporânea. Nesta perspectiva desenvolveu-se esta pesquisa que tem como meta redefinir e evidenciar a pedagogia de projetos como estratégia de ensino a fim de alcançar uma educação profissional de caráter transdisciplinar que possa contribuir na formação profissional agrícola exigida pelo mundo moderno e globalizado. Para tanto, desenvolveu-se, com professores do ensino profissionalizante e da educação básica, estratégias para promover a adoção de uma nova postura pedagógica capaz de consolidar a aplicação da metodologia de pedagogia de projeto numa visão transdisciplinar. Elaborou-se através das leituras bibliográficas e dos diálogos travados com os professores, pressupostos que pudessem orientar a metodologia, conforme a nova proposta sugerida. Foram implementadas estratégias de investigação, como: aplicação de entrevistas, levantamento de material bibliográfico e análise dos mesmos; estratégias de pesquisas participativas como seminários e grupos de discussões. Trata-se de uma pesquisa descritiva com enfoque qualitativo. Inicilamente foi feito o levantamento bibliográfico com o propósito de se investigar as experiências sobre a metodologia, seguido de análise. No segundo momento foram realizadas entrevistas com professores de Escolas Agrotécnicas, onde se buscou indentificar as concepções e as práticas que sustentam a metodologia proposta. Com o propósito de se efetivar um trabalho articulado, considerando a necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma formação disciplinar e isolada, foi apresentado aos professores um relatório sobre os princípios que poderiam balizar a metodologia e que pudessem direcionar as primeiras orientações para a construção de um projeto educacional. Desenvolveu-se um projeto educacional, com alunos do Curso Técnico Agrícola com Habilitação em Zootecnia, que teve como problemática “Qual o potencial e a importância da ovinocultura no Estado do Espírito Santo?”, no qual foram abordados aspectos sócio-político e econômicos. A fundamentação teórica, a análise das entrevistas, bem como o diálogo com os professores, certamente constituíram elementos imprescindíveis para a elaboração dos pressupostos que orientam a metodologia de pedagogia de projetos numa visão transdisciplinar.