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Título:
Educação para o cooperativismo: melhorando as práticas
sociais e o desenvolvimento regional
Resumo: Esta dissertação
apresenta o enfoque dado sobre a temática cooperativismo no currículo
do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
– Campus Sertão. Foram analisadas as visões que alunos
egressos do Campus possuem sobre o cooperativismo, através de questionário
e história oral. O objetivo central da pesquisa buscou identificar
a visão e o enfoque dado à temática cooperativismo
no Curso Técnico em Agropecuária do IFRS-Campus Sertão
e analisar o conteúdo das disciplinas afins com o tema cooperativismo.
Esta pesquisa divide-se em cinco seções. Foram consideradas
as respostas obtidas da população de amostra, constituída
de 40 alunos egressos do curso de Técnico em Agropecuária
do IFRS– Campus Sertão, concluintes entre os anos de 1984
a 2008, atuantes em cooperativas da região. Os dados coletados
demonstram que a disciplina de cooperativismo é parte integrante
do curso, porém, não uma parte principal. Assim, entende-se
que exista uma lacuna ou carência de conteúdos no ensino
sobre o cooperativismo no IFRS– Campus Sertão. Além
disso, os dados apontam para a insatisfação da amostra quanto
à falta de vivência prática do cooperativismo durante
o curso. Os egressos, neste aspecto, sugerem que sejam implementadas ações
que permitam a vivência do cooperativismo, como visitas a cooperativas,
estágios e outras formas de ação efetiva para a concretização
da teoria vista em sala de aula. |
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