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Título:
O papel da experimentação no estudo do solo
através do ensino de química: relações entre
ensino e aprendizagem numa perspectiva construtivista.
Resumo: A estrutura curricular
do ensino técnico agrícola é caracterizada pela fragmentação
excessiva do conhecimento, onde ocorre uma completa separação
entre o ensino médio e o profissional, o que dificulta o desenvolvimento
da capacidade do aluno de relacionar conceitos entre as disciplinas. Este
estudo teve como objetivo avaliar o papel do ensino experimental, visando
a conectar os conhecimentos químicos aos conhecimentos de solos,
através da experimentação, do dialogar com colegas
e professores, dos acertos e erros, propiciando ao aluno, a possibilidade
de chegar à internalização do conhecimento formal,
contribuindo para a sua melhoria profissional e capacidade de contextualização.
Foi utilizada metodologia elaborada a partir da perspectiva construtivista,
e o referencial teórico adotado foi o de Ausubel (Aprendizagem-Sjgnificativa).
A pesquisa foi realizada com 17 alunos do 3° ano do ensino médio
concomitante com o Curso Técnico em Agricultura da EAF-Barbacena,
que apresentavam conhecimento prévio sobre solos. No início
do trabalho, pressupôs-se que devido à fragmentação
do ensino, os alunos apresentavam dificuldades em estabelecer a conexão
entre os saberes químicos e de solos. Para avaliar estas condições,
a pesquisa foi organizada em dois momentos, quando no primeiro, foram
realizadas três aulas experimentais que tiveram duração
de três semanas, com duas aulas de 50 minutos por semana, num total
de seis horas-aula, cujos assuntos foram a determinação
da matéria orgânica no solo, a determinação
de pH do solo e a preparação da calda bordalesa, por meio
dos quais o desafio das aulas foi estabelecer ligações entre
os conhecimentos de química e de solo, revê-los e refazê-los.
No segundo momento, foram elaborados e aplicados dois questionários
em dois grupos de alunos. O primeiro questionário teve por meta
identificar a visão que os alunos possuem a respeito das aulas
de química na sua formação e foi aplicado aos alunos
que não participaram das atividades propostas para o desenvolvimento
desta pesquisa. O segundo questionário trouxe, além destes
objetos de investigação, a avaliação das aulas
desenvolvidas e foi aplicado aos alunos que participaram nas atividades
propostas na pesquisa. Os resultados mostraram que os alunos dos dois
grupos reconhecem a importância da química na sua formação
técnica, revelando suas dificuldades de compreender a química
e relacioná-la com as disciplinas de seu curso técnico que
com ela estabelecem vínculos. Todos os alunos que participaram
das atividades práticas perceberam que o uso da experimentação
ajudou na compreensão destas relações e atendeu às
expectativas. Desta forma, utilizar experimentos como ferramenta para
desenvolver a compreensão de conceitos e relacioná-los com
solos, fazendo a interdisciplinaridade, é função
da experimentação e devem ser explorados no Curso Técnico
em Agricultura. A partir dos dados obtidos, foi possível avaliar
que as atividades experimentais contribuíram na geração
de reflexões que puderam conectar conhecimentos prévios
dos alunos, elaborados dentro de seu contexto escolar. |
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