|
Título:
Aplicação de temas transversais em uma abordagem interdisciplinar:
Transgênicos (OGMS – Organismos Geneticamente Modificados)
Resumo: Este trabalho foi realizado
em Seropédica - RJ, no Colégio Técnico da Universidade
Rural (CTUR) e em Pinheiral - R J, no Colégio Agricola Nilo Peçanha
(CANP) em 2004. Foram aplicados dois questionários aos alunos do
CTUR. Alguns docentes do CTUR responderam a perguntas, almejando uma aprendizagem
mais contextualizada, e, o estimulo à interdisciplinaridade. Buscou-se,
verificar a percepção dos alunos quanto às ligações
e interações entre o tema e a grade curricular, e as correlações
com o cotidiano. Após a palestra e a atividade interdisciplinar
os docentes responderam a mais algumas perguntas. No CANP o curso de Agropecuária
é tradicional. Os alunos do CANP responderam as questões
do primeiro questionário. Os alunos do Ensino Médio demonstraram
menos envolvimento com o assunto. Os discentes do técnico apresentaram
percepções variadas quanto ao tema. No Ensino Médio,
as respostas denotaram que eles não discerniram que a questão
permeia várias disciplinas, pois é um tema transversal.
Os alunos do Ensino Técnico, elencaram um número maior de
disciplinas que possuem conexões com os OGMs. A maioria dos alunos
conceituou os transgênicos de uma forma não satisfatória.
Houve muitos alunos interessados em participar da palestra, ficou evidente
o anseio por maiores esclarecimentos sobre este tema tão polêmico
e atual. |
|