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Título:
Criatividade e ensino médio profissionalizante
Resumo: Acreditando que o pensar criativo
deve ser estimulado e permitido ao contexto escolar, pois o indivíduo
sai da escola e insere-se no mundo do trabalho, o qual é essencial
para o ser humano, esta pesquisa teve por objetivo a investigação
e a análise da forma como é possibilitado o despertar criativo
dos alunos no universo escolar de um colégio de ensino médio
e profissionalizante. A pesquisa foi realizada junto aos docentes do curso
Técnico em Agropecuária concominante ao Ensino Médio
do Colégio Agrícola de Camboriú/SC. O método
utilizado para a análise e interpretação dos dados
foi baseado na análise de conteúdo de Bardin. Através
de um questionário, investigou-se a concepção da
criatividade pelos docentes, buscou-se conhecer o fazer pedagógico
e as causas que inibem a criatividade em sala de aula. Os resultados indicaram
que a concepção de criatividade é comum para a maioria
dos docentes e as práticas pedagógicas que primam pela reprodução
e fragmentação dos conteúdos; os métodos de
ensino obsoletos; os currículos empobrecidos e estanques, os conteúdos
descontextualizados da realidade dos alunos, constituem entraves permanentes
na busca de um ensino criativo e participativo. Sugerimos uma revisão
nos objetivos educacionais e nas práticas pedagógicas adotadas
no contexto escolar.
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