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Título:
Avaliação da entrevista enquanto ferramenta
do processo classificatório do Curso Técnico em Agropecuária
do Colégio Agrícola de Camboriú - SC
Resumo: O sistema educacional
brasileiro , alvo de vários modelos governamentais , atinge em
2008 um percentual de analfabetismo de 11%, conseguindo a proeza de ter
uma população percentual de analfabetos superior à
Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador , República
Dominicana, Bolívia e Jamaica. Esse fato pode ser potencializado
por elementos políticos , técnicos e/ ou culturais, dentre
outros . O fato é que a exclusão social afeta diretamente
toda a população , quiçá o desenvolvimento
da nação . Dessa forma , preocupada com os elementos que
possam contribuir para a exclusão educacional social gerada pelos
sistemas de ingresso em Instituições Federais de nível
médio , é que o presente estudo tornou-se necessário
. Esse trabalho busca apresentar dados relevantes sobre a presença
da entrevista como ferramenta de seleção de alunos para
cursos profissionalizantes de nível médio em Instituições
Federais de Ensino Agrícola , a qual pode ser um potencial para
exclusão de alunos que possuam real interesse em atuar no complexo
rural , objetivo proposto pela habilitação técnica
. Para a coleta de dados , utilizou-se alunos do curso Técnico
em Agropecuária , modalidade concomitante ao Ensino Médio
do Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) em períodos
escolhidos aleatoriamente, utilizando como período amostral, dois
anos em o processo seletivo contemplou a entrevista como ferramenta de
seleção , e dois anos sem a utilização da
mesma . Observou-se com o estudo que a presença da entrevista no
processo seletivo alterou mais de 40% da lista dos alunos aprovados ,
e que destes mais de 60% não apresentaram resultados satisfatório
ao longo do curso , desistindo e/ ou reprovando. Com base nos dados ,
conclui-se que a presença da entrevista nos processos seletivos
para ingresso de alunos em Instituições agrícolas
de nível médio merece maior atenção e talvez
deva ser revista . |
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