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Título:
Pedagogia da alternância: uma proposta metodológica
para a UNED de Novo Paraíso
Resumo: Este trabalho
pode ser caracterizado como uma pesquisa qualitativa, que para sua execução
foram utilizados recursos e técnicas de pesquisa bibliográfica
documental, descritiva e etnográfica de cunho sócio-educacional.
Tem como objetivo geral propor a Pedagogia da Alternância (PA) como
procedimento metodológico indicado para a implementação
do Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino Descentralizada Novo
Paraíso – UNED, que é uma escola agrotécnica,
extensão do CEFET-RR, localizada na região sul do estado
de Roraima, com a missão de ofertar a educação profissional
para o homem do campo. O desafio deste trabalho foi conciliar em uma proposta
a atenção e valorização, tanto da escola enquanto
espaço social e instrumento de formação da cidadania,
quanto da comunidade e da realidade concreta do aluno como ambiente de
aprendizagem. Nessa perspectiva, foi formulado o seguinte problema: “A
Pedagogia da Alternância pode ser apresentada como uma proposta
viável para a implementação do projeto pedagógico
da UNED Novo Paraíso?”. Os estudos realizados na busca de
solução para esse problema envolveram além de pesquisa
bibliográfica e consulta a documentos, também a aplicação
de questionário aos servidores da UNED e a realização
de entrevista semi-estruturada com moradores da região. Esses procedimentos
possibilitaram a coleta de subsídios que garantiram a elaboração
textual deste trabalho através da produção dos seguintes
capítulos: Capítulo I – Pedagogia da Alternância,
com um resumo histórico sobre o seu surgimento, suas origens e
contexto atual no Brasil; Capítulo II - Educação
e Sociedade, discute as principais teorias de organização
da sociedade e as funções da educação no contexto
social; Capítulo III – Introdução ao Estudo
da Complexidade, aborda os fundamentos da teoria da complexidade na perspectiva
da ação do homem do campo e sua interação
com o meio em que vive; Capítulo IV - Agricultura Familiar e Desenvolvimento
Sustentável, apresenta e discute os conceitos de Agricultura Familiar
e Desenvolvimento Sustentável enquanto princípios orientadores
e inspiradores do modelo de produção para o pequeno produtor
rural; Capítulo V – Métodos e Procedimentos de Pesquisa,
apresenta o método e os procedimentos de pesquisa adotados na elaboração
deste trabalho; Capítulo VI - Proposta Pedagógica para Implementação
da PA, com base nos estudos anteriores propõe o detalhamento dos
procedimentos metodológicos indicados para utilização
da PA como estratégia para execução do Projeto Pedagógico
da UNED Novo Paraíso. Nas Considerações Finais chega-se
à conclusão de que os objetivos propostos na realização
deste trabalho foram plenamente alcançados e que o questionamento
levantado como problema pode ser respondido positivamente. Então,
a resposta é sim, a PA pode ser apresentada e sistematizada como
estratégia para implementação do Projeto Pedagógico
da UNED Novo Paraíso com grandes perspectivas e possibilidades
de sucesso. |
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