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Título:
A produção textual escrita no espaço
escolar agrícola: das marcas de oralidade à proficiência
da escrita.
Resumo: Esta pesquisa,
fundamentada na Lingüística Textual, suscita reflexões
sobre a produção textual escrita, no espaço de educação
agrícola. Objetiva avaliar possíveis progressos alcançados
pelo aluno, após estudos de Língua Portuguesa, no Curso
Técnico em Agropecuária, concomitante ao Ensino Médio,
na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim-BA - EAFSB-BA,
em relação à produção de textos escritos,
no gênero ‘dissertação argumentativa’.
A metodologia de estudo adotada foi a qualitativa, através da análise
documental. O corpus de pesquisa é constituído de 40 Redações:
20 (vinte) textos iniciais e 20 (vinte) textos finais. Esses textos foram
produzidos, por ocasião do Exame de Seleção/2004
e do término dos estudos, na EAFSB-BA, em 2006, pelos mesmos alunos.
A análise documental se estendeu também aos Planos de Curso
e aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio.
A comparação entre textos iniciais e textos finais, em nível
microestrutural, demonstra grandes avanços referentes à
competência lingüística, a exemplo da grafia correta
das palavras, da ampliação do léxico e do uso de
sinais de pontuação. Entretanto, numa avaliação,
em nível macroestrutural, os ganhos são menores, uma vez
que esses alunos encontram-se ainda em fase de construção
das competências e habilidades para defender um ponto de vista em
textos escritos. |
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