Edna Ferreira da Costa Vieira Dissertação na íntegra
 

Título: Evasão Escolar no PROEJA.

Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para a melhoria dos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí, identificando e analisando as possíveis lacunas e inconsistências relativas à evasão escolar dos alunos e adequação deste programa às suas necessidades e expectativas. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer melhor a opinião dos alunos evadidos sobre os cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí e, também, a opinião dos docentes do curso na referida escola. Com base nas respostas dos alunos evadidos e dos professores dos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí é possível traçar algumas ações para a redução da evasão escolar na referida instituição. Em relação aos alunos, uma possibilidade para redução da evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí seria a realização de um exame seletivo, como por exemplo: uma entrevista. Durante a entrevista, é possível perceber as principais necessidades dos alunos, como horário do curso, bolsa de estudos, transportes. A realização de uma mudança no horário do curso também poderia diminuir a evasão, uma vez que, os alunos entrevistados demonstraram ter dificuldades de adaptação aos horários do curso em comento. Outra opção para facilitar a chegada do aluno à escola seria a disponibilização de transporte escolar. A oferta de bolsas de estudo também pode ser efetiva, já que foi a opção mais citada pelos alunos entrevistados e é coerente, frente à realidade social dos alunos que, na maioria, tem remuneração de dois salários mínimos. A implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Fundamental poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. Em muitos casos, o aluno não tem os conhecimentos necessários para permanecer no curso, então, desmotivado, desiste. Outras opções são a implantação de uma política de discriminação positiva e a implantação de um sistema de orientação ao estudante. Em relação aos professores, se faz necessária a implementação de ações que motivem a participação dos docentes em grupos de estudo sobre o PROEJA; em cursos de capacitação sobre os conteúdos e da legislação sobre o PROEJA. A disponibilização de material didático e pedagógico, em quantidade suficiente e diversidade adequada, para todos os professores, também é imprescindível.