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Título:
Evasão Escolar no PROEJA.
Resumo: A presente pesquisa
teve como objetivo contribuir para a melhoria dos cursos técnicos
do PROEJA no CEFET-Bambuí, identificando e analisando as possíveis
lacunas e inconsistências relativas à evasão escolar
dos alunos e adequação deste programa às suas necessidades
e expectativas. A realização da presente pesquisa permitiu
conhecer melhor a opinião dos alunos evadidos sobre os cursos técnicos
do PROEJA no CEFET-Bambuí e, também, a opinião dos
docentes do curso na referida escola. Com base nas respostas dos alunos
evadidos e dos professores dos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí
é possível traçar algumas ações para
a redução da evasão escolar na referida instituição.
Em relação aos alunos, uma possibilidade para redução
da evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí
seria a realização de um exame seletivo, como por exemplo:
uma entrevista. Durante a entrevista, é possível perceber
as principais necessidades dos alunos, como horário do curso, bolsa
de estudos, transportes. A realização de uma mudança
no horário do curso também poderia diminuir a evasão,
uma vez que, os alunos entrevistados demonstraram ter dificuldades de
adaptação aos horários do curso em comento. Outra
opção para facilitar a chegada do aluno à escola
seria a disponibilização de transporte escolar. A oferta
de bolsas de estudo também pode ser efetiva, já que foi
a opção mais citada pelos alunos entrevistados e é
coerente, frente à realidade social dos alunos que, na maioria,
tem remuneração de dois salários mínimos.
A implementação de aulas de reforço e revisão
de alguns conteúdos do Ensino Fundamental poderia facilitar a continuidade
do aluno no curso. Em muitos casos, o aluno não tem os conhecimentos
necessários para permanecer no curso, então, desmotivado,
desiste. Outras opções são a implantação
de uma política de discriminação positiva e a implantação
de um sistema de orientação ao estudante. Em relação
aos professores, se faz necessária a implementação
de ações que motivem a participação dos docentes
em grupos de estudo sobre o PROEJA; em cursos de capacitação
sobre os conteúdos e da legislação sobre o PROEJA.
A disponibilização de material didático e pedagógico,
em quantidade suficiente e diversidade adequada, para todos os professores,
também é imprescindível. |
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