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Título:
A história oral como instrumento de ensino na educação
agrícola: memórias da colonização do Oeste
Catarinense
Resumo: A presente pesquisa
tem como objetivo contextualizar as representações dos alunos
da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia – Santa
Catarina (EAFC/SC) e suas famílias em relação as
suas origens e sobre o papel que a posse da terra assume nesse processo,
verificando as potencialidades do uso da metodologia da história
oral em projetos escolares. Nesse sentido, o presente trabalho pretende
estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio (DCNEM’s) que propõem a pesquisa escolar como
um expediente particularmente apropriado para promover a contextualização
dos conteúdos escolares e com os Estudos Culturais em Educação,
ao compreender o espaço escolar como um espaço de construção
de significados culturais, de lutas e de resistências e não
apenas como local de transmissão de conhecimento. Nestes estudos,
os professores, compreendidos como professores-pesquisadores, passam a
estudar os repertórios culturais trazidos pelos alunos e também
outros da realidade local onde se situa a escola para que o currículo
possa incorporar e explicitar conteúdos vividos, articulando-os
com os conteúdos escolares. Nesta perspectiva, a utilização
da história oral em projetos escolares e/ou comunitários
pode ser um importante instrumento para estudar o contexto sócio-cultural
em que a escola está inserida, para a aproximação
entre instituição educacional e a comunidade, entre professores
e alunos e entre ensino e pesquisa. |
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