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Título:
Pedagogia da alternância: Educação
e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
Resumo: Esta dissertação
é um estudo preliminar de três Casas Familiares Rurais de
Tucuruí, de Cametá e de Igarapé-Miri, municípios
localizados na Amazônia Oriental no estado do Pará. As Casas
Familiares Rurais são experiências de instituições
autônomas - não governamentais - de educação
rural gerida por grupos de famílias lavradoras. A primeira parte
da dissertação cita um contexto histórico de conflitos
socioambientais em que surgiram as primeiras experiências educativas
na região e a caracterização da pedagogia educacional
adotada pelas instituições em estudo. A segunda trata de
peculiaridades culturais que caracterizam a relação homem-natureza
das famílias lavradoras que têm ligação direta
com as Casa Familiares Rurais. As percepções aqui descritas
foram sistematizadas a partir de vivências realizadas no período
de 2006 e 2007 com as famílias lavradoras das localidades especificadas.
Esta é uma tentativa de mencionar parte do complexo caminhar desses
futuristas lavradores, pois, construtores e mantenedores das Casas Familiares
Rurais: uma experiência autônoma de construção
coletiva do presente e de projeção de futuro; ambiente de
conflitos, diálogos e acesso às novas tecnologias e aos
conhecimentos tradicionais mediados pela pedagogia da alternância. |
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