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Título:
Noções e conceitos sobre sistemas complexos no ensino de
ecologia.
Resumo: O termo ecologia surge em meados
do século XIX, baseado nos estudos de história natural.
Contudo, esta área do conhecimento começa a se desenvolver
significativamente no início do século seguinte. O desafio
da ecologia, enquanto ciência, está intimamente ligado à
compreensão das relações entre os componentes vivos
e não vivos. Ela propõe uma visão sintética
e integradora, que diverge do caminhar histórico das demais ciências
da natureza. As tentativas de abordagens fragmentadas e as divisões
existentes entre plantas e animais, aplicadas a esta ciência, limitaram
a busca por respostas sobre o funcionamento da natureza. Novos enfoques
conceituais estão emergindo na ciência e possibilitando à
ecologia um resgate de suas pretensões de construção
do conhecimento através da síntese. Considerando este contexto,
o presente trabalho aborda uma discussão sobre o ensino de ecologia
frente à emergência de noções e conceitos sobre
sistemas complexos nas ciências. Apresenta como principal objetivo
a realização de uma análise da existência de
noções e conceitos sobre sistemas complexos no ensino de
ecologia. Os conceitos analisados foram: propriedades emergentes, termodinâmica
do não equilíbrio, estruturas dissipativas, auto-organização,
não linearidade, caos determinístico e atratores. Para este
estudo, foram considerados três aspectos: os conteúdos referentes
à ecologia, existentes nas oito obras didáticas de Biologia
aprovadas pelo MEC em 2011; os manuais do professor presentes nos livros
didáticos de Biologia MEC/SEB (2011); e treze docentes do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
- Campus Rio do Sul, que tiveram, durante sua formação acadêmica,
disciplinas diretamente relacionadas à ecologia. Através
de uma abordagem qualitativa, que contou com a elaboração
de questionário, quadros de análise e tabelas, os dados
foram coletados, tabulados e analisados. Constatou-se que: existem assuntos
(tópicos) dentro dos conteúdos de ecologia dos livros didáticos
de Biologia que permitem a inserção de noções
e conceitos sobre sistemas complexos no ensino; os autores das obras didáticas
pouco discutem sobre os conceitos em torno da complexidade no conteúdo
pertinente ao discente; nos manuais do professor, esses conceitos aparecem
de maneira sucinta, possibilitando ao professor uma base para discussão
em sala de aula; os docentes consideram que o estudo da complexidade é
de grande relevância para o ensino de ecologia. Ainda que o uso
de noções e conceitos seja restrito nos objetos analisados,
percebe-se que as novas discussões dentro da ciência estão
contribuindo de maneira significativa para um resgate estrutural dentro
da ecologia. |
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