|
Título:
Atividades Físicas de Aventura na Natureza Perspectiva
para o Ensino de Educação Física no Colégio
Agrícola Senador Carlos de Oliveira
Resumo: Atualmente os
profissionais da área de educação Física são
desafiados a adequar os currículos às novas diretrizes e
novas demandas da sociedade. Surge então, o seguinte questionamento:
“qual conteúdo alternativo ministrado nas aulas de Educação
Física, pode ser útil para a educação?”
No tratamento dessa problemática, a presente investigação
sustenta a hipótese de que no colégio agrícola, o
ensino da Educação Física tem a necessidade de proporcionar
aos alunos momento mais significativos através da inclusão
das AFAN (Atividade Físicas de Aventuras na Natureza) como novas
perspectivas a serem inseridas no Colégio Agrícola “Senador
Carlos Gomes de Oliveira” – CASCGO. A partir do objetivo geral,
identificam-se atividades relacionadas às AFAN que podem ser focadas
no ensino da Educação Física e subsidiadas numa perspectiva
interdisciplinar do ensino agrícola. As AFAN abordam diversos assuntos
importantes para a melhoria da qualidade de vida: esportes, corporalidade
e legitimidade da Educação Física escolar, interdisciplinaridade
, temas transversais, ecologia, ecoturismo, trilha ecológica, e,
até mesmo a interface entre a Educação Física,
Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável.
Ao abordar os aspectos metodológicos da pesquisa qualitativa, define-se
uma nova proposta de conteúdos alternativos na Educação
Física do CASCGO. As estratégias e o aprofundamento da investigação,
compreendem a pesquisa bibliográfica, aplicação de
questionário e análise dos mesmos. A partir dos dados coletados,
identificam-se as categorias como a avaliação da disciplina
no CASCGO, sua carga horária e conteúdo, a relação
entre Educação Física e outras áreas de conhecimento
do curso técnico em agropecuária, a interdisciplinaridade,
viabilidade e prática das AFAN nas aulas de Educação
Física. Analisando o tipo de prática e conteúdo que
se ministra no cotidiano escolar do colégio agrícola, procura-se
apresentar uma Educação Física inovadora, evidenciando
um componente curricular significativo tanto para o professor, quanto
para o aluno, onde ele deixa de ser somente receptor e adestrado, evidenciando
a importância das atividades físicas de aventura na natureza
em seu cotidiano dentro e fora do âmbito escolar. Os resultados
desta pesquisa apontam que a implementação das AFAN como
perspectiva para o ensino da Educação Física no CASCGO
está dentro das expectativas dos alunos devido à carência
de espaços de lazer, dentre as quais se destacam as seguintes modalidades:
Arvorismo, Trilha Ecológica e Escalada Esportiva. Ao analisar as
AFAN como perspectiva para o CASCGO constatou-se que dentre as suas diversas
modalidades, a trilha ecológica é a atividade que mais propicia
uma interface uma interface entre a Educação Física
e a Educação Ambiental, enquadrando-se perfeitamente em
nossa Instituição de Ensino Agrícola. Portanto, confirma-se
que entre as modalidades de AFAN sugeridas, especificamente a Trilha Ecológica
é a mais propícia para o CASCGO. Acredita-se que as AFAN,
como conteúdo da Educação Física na Educação
Agrícola possa ser significativa no desenvolvimento da formação
integral dos nossos alunos. |
|