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Título: Implementação do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio no Estado do Tocantins: análise da realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Palmas e implicações na formação discente.
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a implementação do curso técnico em Gestão do Agronegócio ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)-Campus Palmas, com a finalidade de compreender como suas características pedagógica, curricular, estrutural e administrativa têm interferido no processo de formação e perfil profissional dos alunos. Os resultados obtidos indicaram que a criação do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio em Gestão do Agronegócio no IFTO-Campus Palmas não se deu a partir de uma demanda específica, mas foi motivada para atender aos interesses de um grupo de professores e gestores, no contexto do processo de expansão da rede federal de educação profissional. A pesquisa revelou a falta de clareza quanto ao perfil do profissional que se deseja formar; a desvinculação do curso em relação ao mercado de trabalho; o desrespeito ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação profissional; a ausência de integração curricular de forma contextualizada e interdisciplinar das áreas de formação geral e formação profissional; a inaplicabilidade prática da parte teórica da formação; e a inexistência de espaços para experimentação da prática profissional. Conclui-se que tais fatores contribuem para inviabilizar a absorção dos técnicos formados por este curso pelo mercado de trabalho.
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