Denise Figueiredo Biulchi Dissertação na íntegra
 

Título: Recuperação de matas ciliares como instrumento para práticas transdiciplinares no Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba

Resumo: A reforma do ensino profissional, estipulada pela lei 9.394/96, mudou a organização curricular do ensino profissional orna la – agora fragmentada em disciplinas e módulos. Como a fragmentação impede o aluno de vivenciar o ensino de forma uma e contextualizada, o objetivo deste trabalho foi saber se essa nova organização influenciaria a formação profissional, ao orna-la alienada e comprometer, assim, a construção de competências profissionais. Para isso, o trabalho buscou analisar comparativamente duas propostas metodológicas para o ensino profissional – uma anterior à reforma, outra posterior – com base na metodologia de educação por projetos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa incluíram revisão bibliográfica, coleta de dados mediante aplicação de questionários, exibição de documentário com posterior análise discente, observação, análise e avaliação das atividades, bem como comparação de resultados para se verificar o crescimento conceitual dos alunos. Participaram da pesquisa educandos da primeira série do curso Técnico Agrícola (grupos I e II), os quais desenvolveram atividades dentro e fora de sala de aula, incluindo pesquisa bibliográfica, discussão e elaboração de um estudo propondo a solução de um problema. Os resultados mostram que o grupo I, cujas atividades foram contextualizadas e interdisciplinares, apresentou mudanças conceituais significativas sobre os temas ambientais e mais segurança ao aplicar o conhecimento para resolver o problema proposto. Os resultados evidenciam ainda que a contextualização em que o aluno interage com o objeto de estudo e sua realidade possibilita-lhe construir as próprias idéias e mudar conceitos. Assim, a forma como se conduz o ensino profissionalizante no CEFET/Uberaba hoje passou a ser um retrocesso, pois a nova configuração compromete a formação profissional ao excluir a interdisciplinaridade e a contextualização – pilares nos quais deve se apoiar um ensino que ponha o educando na condição de agente no processo de ensino e aprendizagem.