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Título:
Recuperação de matas ciliares como instrumento para práticas
transdiciplinares no Centro Federal de Educação Tecnológica
de Uberaba
Resumo: A reforma do ensino profissional,
estipulada pela lei 9.394/96, mudou a organização curricular
do ensino profissional orna la – agora fragmentada em disciplinas
e módulos. Como a fragmentação impede o aluno de
vivenciar o ensino de forma uma e contextualizada, o objetivo deste trabalho
foi saber se essa nova organização influenciaria a formação
profissional, ao orna-la alienada e comprometer, assim, a construção
de competências profissionais. Para isso, o trabalho buscou analisar
comparativamente duas propostas metodológicas para o ensino profissional
– uma anterior à reforma, outra posterior – com base
na metodologia de educação por projetos. Os procedimentos
metodológicos da pesquisa incluíram revisão bibliográfica,
coleta de dados mediante aplicação de questionários,
exibição de documentário com posterior análise
discente, observação, análise e avaliação
das atividades, bem como comparação de resultados para se
verificar o crescimento conceitual dos alunos. Participaram da pesquisa
educandos da primeira série do curso Técnico Agrícola
(grupos I e II), os quais desenvolveram atividades dentro e fora de sala
de aula, incluindo pesquisa bibliográfica, discussão e elaboração
de um estudo propondo a solução de um problema. Os resultados
mostram que o grupo I, cujas atividades foram contextualizadas e interdisciplinares,
apresentou mudanças conceituais significativas sobre os temas ambientais
e mais segurança ao aplicar o conhecimento para resolver o problema
proposto. Os resultados evidenciam ainda que a contextualização
em que o aluno interage com o objeto de estudo e sua realidade possibilita-lhe
construir as próprias idéias e mudar conceitos. Assim, a
forma como se conduz o ensino profissionalizante no CEFET/Uberaba hoje
passou a ser um retrocesso, pois a nova configuração compromete
a formação profissional ao excluir a interdisciplinaridade
e a contextualização – pilares nos quais deve se apoiar
um ensino que ponha o educando na condição de agente no
processo de ensino e aprendizagem. |
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