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Título:
A experiência de integração curricular no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato
Grosso Campus/Cáceres
Resumo: Com a Reforma
Educacional foram inevitáveis as mudanças nas escolas brasileiras,
sobretudo, no sistema curricular integrado da educação profissional.
Tais mudanças avocaram transformações nos envolvidos,
em especial no corpo docente, que se viu obrigado a reformular sua práxis
e amoldar suas ações frente às reformas curriculares.
O presente estudo objetivou verificar como foi tratada a integração
curricular pelos docentes do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus de Cáceres (IFMT/Campus
Cáceres), no processo de reestruturação da proposta
pedagógica do curso Técnico em Agropecuária Integrado
ao Ensino Médio e do curso Técnico em Informática
Integrado ao Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
de caráter descritivo que se utilizou de questionários,
observação, levantamento de material bibliográfico
e análise de documentos primários produzidos pela instituição
pesquisada para coleta de dados. A partir da análise dos dados
coletados, verificamos que os docentes do IFMT/Campus Cáceres praticam
parcialmente a integração curricular no seu cotidiano escolar
e resistem às mudanças propostas pelos documentos oficiais.
Apesar de pensarem que a integração do currículo
é benéfica ao ensino-aprendizagem não a praticam
em função da ausência de qualificação
e discussões acerca dessa prática. Diante da análise
empreendida, concluímos que a comunidade escolar deve estar consciente,
qualificada e apta para enfrentar as transversalidades decorrentes da
obrigação imprescindível de se operacionalizar, implementar
e efetivar a integração curricular na práxis pedagógica
do IFMT/ Campus Cáceres, minimizando o distanciamento entre a formação
geral e a formação técnica, o que geraria avanços
consideráveis no processo de ensino/aprendizagem. |
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