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Título:Metodologia
Interativa: Desafio para o ensino de química aplicada ao curso
agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim.
Resumo:A educação básica
possui papel estratégico na construção de uma nação
e o ensino profissionalizante precisa articular cultura, conhecimento,
tecnologia e trabalho para a formação de profissionais preparados
para novos desafios em um mundo globalizado e competitivo. Desta forma,
o processo ensino-aprendizagem precisa buscar alternativas metodológicas
capazes de tornar o processo mais dinâmico e versátil. A
Metodologia Interativa consiste numa alternativa para promover a construção
do conhecimento no processo de ensino aprendizagem de química aplicada
ao curso técnico em agroindústria, tendo como aportes teóricos
para este trabalho a utilização do Circulo hermenêutico-dialético
(CHD) de Guba; Lincoln (1989) com adaptações e a Análise
hermenêutica-dialética (AHD) de Minayo (1996). A pesquisa
foi desenvolvida no IFRS – Campus Erechim, com duas turmas do Curso
Técnico em Agroindústria, modalidade subseqüente. Observou-se
que para a aplicação do CHD, os atores do processo precisam
estar familiarizados com o assunto para a efetivação do
diálogo e construção do conhecimento, assim como
a utilização de pequenos grupos também propiciam
o diálogo. A utilização conjunta, nesta pesquisa,
do CHD e de métodos projetivos de entrevista permitiu a estruturação
da metodologia a coleta de dados e o acompanhamento dos processos de construção
do conhecimento dos alunos através do estabelecimento do diálogo
a partir de suas experiências. Os resultados alcançados na
pesquisa demonstraram que a disciplina de química, ainda é
trabalhada dentro de um ensino tradicional que visa à memorização,
e que a utilização da Metodologia Interativa constitui-se
em uma ferramenta inovadora, capaz de ser utilizada no ensino técnico
em agroindústria, em especial no ensino de química aplicada
contribuindo para a formação profissionais críticos. |
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