|
Título:
Educação ambiental na educação profissional:
a prática da educação ambiental em Escolas Agrotécnicas
Federais do Estado de Minas Gerais.
Resumo: A presente dissertação
teve como objetivo analisar e compreender a prática da Educação
Ambiental no Curso Técnico em Agropecuária de três
Escolas Federais, no Estado de Minas Gerais, a saber: CEFET de Januária,
EAF de Salinas e EAF de São João Evangelista, e seu desenvolvimento
enquanto expressão e consolidação da questão
ambiental no ambiente escolar. Partimos da compreensão que a Educação
Ambiental é um dos Temas Transversais a serem implementados, atendendo
ao que é preceituado nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Profissional, sendo que essa última ao caracterizar a formação
da área de agropecuária, destaca que ela visa à qualidade
e a sustentabilidade econômica, ambiental e social. Para analisarmos
a prática da EA nas Escolas da Rede Federal que oferecem a formação
técnica profissionaI em agropecuária de nível médio,
buscamos situar, inicialmente, a trajetória histórica da
Educação Ambiental e da Educação Profissional
para fundamentar com elementos teóricos e históricos a relevância
da implementação de políticas que visem à
inserção desta temática. A pesquisa utilizou como
procedimentos metodológicos para coleta de dados: questionários,
entrevistas, análise documental e registros resultantes da observação
participante da pesquisadora nas escolas. Os resultados demonstram o distanciamento
entre a teoria e a prática da EA nas EAF's e no CEFET estudados,
a EA não se coloca como um exercício cotidiano, contínuo,
e permanente dentro da escola. Há uma necessidade da construção,
manutenção e avanço de espaços dialógicos
e comprometidos com a formação continuada de professores
e servidores, no maior envolvimento dos pais e na melhoria da comunicação
entre eles e a escola, para que os estudantes possam falar o que sentem,
pensam e o que propõem para o desenvolvimento de uma sociedade
sustentável. Esperamos que os resultados da pesquisa contribuam
nas reflexões pertinentes aos Projetos Pedagógicos das Instituições
Federais de ensino agropecuário, gerando ações educativas
de participação coletiva, que propiciem o debate e a busca
de soluções às questões sócio-ambientais
da contemporaneidade, sejam elas locais ou globais, tornando possível
a partir da escola consolidar os ideais de uma sociedade transformadora
e ambientalmente sustentável.
|
|