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Título:
O Ensino de Levantamento e Classificação de Solos no curso
de Engenharia Florestal do IFMT - Campus Cáceres: uma análise
através do Projeto Político-Pedagógico
Resumo: Apesar de toda produção
agropecuária que saem dos solos brasileiros, pujança do
agronegócio que se noticia, a maior parte dos solos do País
não estão classificados a nível adequado para utilização
do agricultor; ou melhor, dizendo, as propriedades agrícolas e
florestais, em sua maioria, não possuem um mapeamento de seus solos,
logo, majoritariamente produtores e profissionais tecnicamente atuantes
nestas propriedades não possuem um conhecimento detalhado dos tipos
de solos que se têm trabalhado. A classificação dos
solos serve de base para determinação do potencial de uso
das terras, ou seja, norteiam a utilização sustentável
das mesmas. Para esta situação, sabe-se que muitos fatores
corroboram com o quadro. Dentre estes o fator humano tem grande peso nesta
questão; pois, Levantamento e Classificação de Solos
(LCSs) são conteúdos presentes nas matrizes curriculares
para formação de Engenheiros Agrônomos, Engenheiros
Florestais, etc.; e, estudiosos e autoridades da área de Ciência
do Solo têm sinalizado que as Instituições de Ensino
Superior (especificamente cursos de graduação) vêm
falhando na formação desses profissionais pressupostamente
capacitados e habilitados para a atividade de LCSs; tendo em vista que,
os cursos que formam tais profissionais, invariavelmente, preconizam dentre
outras coisas “sólida formação cientifica e
profissional geral...” daquilo que prescreve os conteúdos
de suas matrizes curriculares em acorde com as Diretrizes Curriculares
Nacionais. Informalmente na atualidade, docentes em geral cogitam que
o problema está na estrutura dos cursos de graduação
quanto aos aspectos: dimensionamento de carga horária de disciplinas;
bibliografia indicada em ementários; sequencia de disciplinas pré-requisitos;
oportunidade de complementação de conhecimentos via disciplinas
optativas, etc. Dessa forma, intuindo trazer dados à literatura
que versem sobre o assunto, objetivou-se com este trabalho analisar as
condições para atividades de ensino de LCSs do curso de
Engenharia Florestal do IFMT - Campus Cáceres através de
seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) quanto aos aspectos
supramencionados. A presente pesquisa é Exploratória, Documental
e de natureza Quanti-qualitativa. Incluiu o Questionário na coleta
dos dados e a Análise de Conteúdo para as inferências.
As inferências são de que as referências (dados obtidos
junto a educadores da área de Ciência do Solo das cinco regiões
geográficas brasileiras através de questionário)
indicam que o PPP do curso apresenta limitações que podem
comprometer o ensino-aprendizado de LCSs e alcançar, neste quesito
(temáticas mencionadas), o perfil profissional projetado pelo curso
concernente a “sólida formação científica
e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia”.
As limitações encontradas foram: dimensionamento inadequado
de carga horária em disciplinas que contemplam LCSs e atividades
correlatas; bibliografia indicada no ementário destas não
incluem recursos modernos com potencial de colaborar com uma melhor formação;
sequência inapropriada de disciplinas pré-requisitos a disciplina
que contempla estas atividades; e, inexistência de oportunidade
para complementação dos conhecimentos relacionados a tais
temáticas via rol de disciplinas optativas. Dado a escassez de
informações na literatura que trate sobre o assunto, os
dados gerados poderão auxiliar tanto na construção
e/ou reformulação de PPP de cursos em geral bem como instigar
pesquisas sobre a temática. |
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