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Título:
PROEJA: interdisciplinaridade na educação
de jovens e adultos, construção coletiva da cidadania
Resumo: O texto faz uma
reflexão sobre o PROEJA – Programa de Educação
de Jovens e Adultos, implantado no Brasil em 2005, pelo Decreto nº
5478, modalidade educacional direcionada para atender aos excluídos
pela sociedade e pela escola, que é parte integrante da sociedade.
Em 2006, o governo emitiu o Decreto de Nº 5.840, tornando óbvio
que seria mais um programa de inclusão social da política
da reforma do ensino profissional do Governo Lula, voltada a uma população
tradicionalmente excluída da educação regular que
ultrapassaram a idade regular de escolarização. Diante desta
realidade, é possível constatar inúmeras contradições
entre o discurso e a realidade de programas que têm como propósito
o resgate da dívida social acumulada ao longo do tempo junto às
camadas populares. Tais contradições, muitas vezes, chegam
até a comprometer o êxito desses programas. Uma questão
se apresenta para investigação é se, apesar de a
geração de emprego e renda não ser uma conseqüência
da maior qualificação, mas de investimentos em capital fixo,
em que aspecto o PROEJA poderá se constituir em uma alternativa
concreta para os trabalhadores rurais da região se inserir e permanecerem
no mercado de trabalho? A partir desta questão, estruturamos esta
pesquisa, cujo objetivo é verificar se o Programa de Formação
Integrada ao Ensino Profissional em Informática, oferecido pela
EAFS/RS, no âmbito do PROEJA, tem contribuído para aumentar
a qualificação de seus egressos, proporcionando-lhes melhores
condições de ingresso e permanência no mercado de
trabalho. Para a investigação proposta, tomamos como instrumentos
de coleta de dados a literatura sobre o tema, fontes bibliográficas
primárias (documentos oficiais, projetos da própria EAF
investigada, documentos do processo seletivo) e realizamos a aplicação
de questionários, observação participante, durante
o Seminário de Auto-Avaliação realizado no final
do programa e entrevistas após sete meses após a conclusão
do programa com o objetivo de localizá- los e verificar a situação
de cada um no que se refere à melhoria da qualidade de vida e inserção
no mercado de trabalho dentro da área de formação.
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