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Título:
Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica
e contribuições para um projeto comtemporâneo de formação
docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação
no início do século XXI.
Resumo: Este estudo tem como objetivo
identificar o perfil do professor de educação profissional
técnica no Brasil à luz da contemporaneidade do mundo do
trabalho e da educação e, com base nesse perfil, apresentar
contribuições na perspectiva de um projeto contemporâneo
de formação dos professores. A abordagem do trabalho é
de natureza qualitativa e quantitativa, e o suporte metodológico
utilizado foi a pesquisa documental sobre perfis de professores propostos
ou praticados em outras experiências educacionais na área
e a aplicação de uma consulta junto a professores e dirigentes
de educação profissional no Brasil, por meio de um rol estruturado
de competências, para avaliação de sua importância
no escopo do perfil do professor de educação profissional
técnica.Pode-se concluir que a formação de professor
para educação profissional, que responda adequadamente a
esse perfil contemporâneo, deve assentar-se sobre uma formação
superior específica e experiência profissional no setor produtivo,
realizar-se em processo de alternância centro formador / escola
técnica / setor produtivo, que articule esses três universos,
num período inicial de dezoito meses para a primeira certificação
profissional pedagógica, e prosseguir com formação
continuada, alternando estágios no centro formador e no setor produtivo
para atualização permanente. |
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