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Título:
Pedagogia da Alternância – projeto de formação
profissional na perspectiva dos processos identitários do campo
Resumo: Essa pesquisa buscou investigar
a evolução histórica da Pedagogia da Alternância
no Brasil, em especial no estado do Rio de Janeiro na especificidade do
estudo profissionalizante do ensino médio/ técnico em agropecuária.
O trabalho de campo foi desenvolvido no Centro de Formação
por Alternância (CEFFA) Colégio Estadual Agrícola
(CEA) Rei Alberto I, localizado no município de Nova Friburgo,
no Rio de Janeiro. A primeira parte da dissertação cita
o contexto histórico do surgimento da Pedagogia da Alternância
na Europa e o surgimento dessas primeiras experiências educativas
no Brasil. A segunda parte retrata esta proposta pedagógica mais
profundamente relacionada às Escolas Famílias Agrícola,
sua trajetória no Brasil, funcionamento, organizacidade e participação
social. A terceira parte da pesquisa identifica o surgimento dessa proposta
no estado do Rio de Janeiro e a criação do CEFFA CEA Rei
Alberto I, seus instrumentos didáticos pedagógicos, suas
contribuições e relações com a agricultura
familiar camponesa local e os sujeitos envolvidos no processo. As percepções
descritas nessa pesquisa foram sistematizadas a partir de vivências
e estudo bibliográfico realizadas no período de 2010 e 2011
com alunos, professores, pessoas da comunidade e funcionários do
CEFFA CEA Rei Alberto I na região especificada. Esse trabalho visa
uma maior reflexão do projeto pedagógico da Pedagogia da
Alternância na formação cidadã e profissional
do jovem campesino do estado do Rio de Janeiro, além do dialogo
dessas relações com o desenvolvimento local/regional e com
as identidades desses sujeitos na realidade do campo. |
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