Claudia Valeria Otranto Alves Dissertação na íntegra
 

Título: Pedagogia da Alternância – projeto de formação profissional na perspectiva dos processos identitários do campo

Resumo: Essa pesquisa buscou investigar a evolução histórica da Pedagogia da Alternância no Brasil, em especial no estado do Rio de Janeiro na especificidade do estudo profissionalizante do ensino médio/ técnico em agropecuária. O trabalho de campo foi desenvolvido no Centro de Formação por Alternância (CEFFA) Colégio Estadual Agrícola (CEA) Rei Alberto I, localizado no município de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A primeira parte da dissertação cita o contexto histórico do surgimento da Pedagogia da Alternância na Europa e o surgimento dessas primeiras experiências educativas no Brasil. A segunda parte retrata esta proposta pedagógica mais profundamente relacionada às Escolas Famílias Agrícola, sua trajetória no Brasil, funcionamento, organizacidade e participação social. A terceira parte da pesquisa identifica o surgimento dessa proposta no estado do Rio de Janeiro e a criação do CEFFA CEA Rei Alberto I, seus instrumentos didáticos pedagógicos, suas contribuições e relações com a agricultura familiar camponesa local e os sujeitos envolvidos no processo. As percepções descritas nessa pesquisa foram sistematizadas a partir de vivências e estudo bibliográfico realizadas no período de 2010 e 2011 com alunos, professores, pessoas da comunidade e funcionários do CEFFA CEA Rei Alberto I na região especificada. Esse trabalho visa uma maior reflexão do projeto pedagógico da Pedagogia da Alternância na formação cidadã e profissional do jovem campesino do estado do Rio de Janeiro, além do dialogo dessas relações com o desenvolvimento local/regional e com as identidades desses sujeitos na realidade do campo.