Cláudio Roberto Ferreira Mont'alvão Dissertação na íntegra
 

Título: Trabalho e Educação no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET – Januária/MG: rompendo modelos de ensino

Resumo: O presente trabalho teve todo o embasamento teórico-prático de qual modelo de Sistema de Ensino seria o melhor no que tange a preparação dos alunos do Cefet-Januária, com competência para atuar no mercado de trabalho, no sentido de proporcionar mudanças no quadro em que se encontra atualmente a agropecuária da região, reconhecidamente de subsistência. O trabalho aconteceu de forma bem participativa, onde usamos questionários fechados e entrevistas específicas, envolvendo alunos, ex-alunos, professores e ex-professores que permearam os vários Sistemas de Ensino pelos quais o Cefet-Januária já passou e pelo adotado atualmente. Foi lida uma vasta literatura sobre o tema “Trabalho e Educação”, já que a proposta do nosso trabalho está focada no tema “Trabalho e Educação no Curso Técnico em Agropecuária do Cefet-Januária-MG: Rompendo Modelos de Ensino”. O foco da nossa pesquisa foi sobre qual modelo de ensino seria o melhor para a formação do profissional Técnico em Agropecuária, se o modelo em que o aluno tinha suas aulas práticas usadas também como mão-de-obra barata, voltada para a produção (portanto usadas excessivamente) ou o modelo atual, em que as aulas práticas seriam apenas usadas para o ensino-aprendizagem mas que, na maioria das vezes, não acontece. Esperamos que esse trabalho venha contribuir para a mudança de paradigma necessária para que estejamos realmente formando profissionais competentes e que atendam à necessidade rural da nossa região.