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Título:
Trabalho e Educação no Curso Técnico em Agropecuária
do CEFET – Januária/MG: rompendo modelos de ensino
Resumo: O presente trabalho teve todo
o embasamento teórico-prático de qual modelo de Sistema
de Ensino seria o melhor no que tange a preparação dos alunos
do Cefet-Januária, com competência para atuar no mercado
de trabalho, no sentido de proporcionar mudanças no quadro em que
se encontra atualmente a agropecuária da região, reconhecidamente
de subsistência. O trabalho aconteceu de forma bem participativa,
onde usamos questionários fechados e entrevistas específicas,
envolvendo alunos, ex-alunos, professores e ex-professores que permearam
os vários Sistemas de Ensino pelos quais o Cefet-Januária
já passou e pelo adotado atualmente. Foi lida uma vasta literatura
sobre o tema “Trabalho e Educação”, já
que a proposta do nosso trabalho está focada no tema “Trabalho
e Educação no Curso Técnico em Agropecuária
do Cefet-Januária-MG: Rompendo Modelos de Ensino”. O foco
da nossa pesquisa foi sobre qual modelo de ensino seria o melhor para
a formação do profissional Técnico em Agropecuária,
se o modelo em que o aluno tinha suas aulas práticas usadas também
como mão-de-obra barata, voltada para a produção
(portanto usadas excessivamente) ou o modelo atual, em que as aulas práticas
seriam apenas usadas para o ensino-aprendizagem mas que, na maioria das
vezes, não acontece. Esperamos que esse trabalho venha contribuir
para a mudança de paradigma necessária para que estejamos
realmente formando profissionais competentes e que atendam à necessidade
rural da nossa região.
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