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Título:
Importância da disciplina sociologia na formação
do aluno como cidadão.
Resumo: O objetivo geral
dessa pesquisa foi desenvolver um estudo sobre Educação
Agrícola, Violência Instituída e Exclusão do
Jovem do Campo, levando em consideração o campus da Escola
Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG. Este
estudo, defendendo uma abordagem qualitativa, é baseado em narrativas,
através de dados coletados a partir de observação,
entrevistas e da amostra de questionários semi-estruturados. A
investigação constitui-se com alunos voluntários
das terceiras (últimas) séries dos Cursos Técnicos
em Agropecuária e Técnico em Alimentação.
O trabalho realiza uma abordagem e reflexão sobre a sociologia
rural e novas ruralidades, discutindo os desafios e implicações
relacionados às novas formas de delimitação territorial
rural e urbana instituídas na modernidade. No momento em que se
discute o limite entre o rural e o urbano, as dificuldades socioeconômicas
dificultam a vida de famílias que vivem da agricultura. E, com
isso, emerge a juventude rural como uma população afetada
profundamente por estes processos. Processos estes intrinsecamente relacionados
com a quase inexistência de uma política educacional voltada
para a realidade e às reais necessidades da juventude e da população
rural. O quadro da educação para a população
rural no Brasil é resultado de um processo histórico, econômico
e social, conforme se pode perceber na abordagem sobre a origem e evolução
do ensino agrícola no Brasil. O trabalho retrata a exclusão
do jovem do campo, a qual se deve basicamente à negligência
e indiferença das autoridades governamentais para com essa parcela
tão sofrida e tão desprovida de políticas educacionais
mais consistentes e eficazes. Por fim, retrata também o problema
da violência que invade a escola, sobretudo a violência instituída,
que tem um ”colorido” mais forte e que de forma perceptível
ou não, acaba atingindo a escola e a todos que nele militam. A
abordagem qualitativa que norteou a pesquisa permitiu um contato mais
estreito entre os sujeitos envolvidos e o cotidiano da escola. |
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