Celso Aparecido Mancin Dissertação na íntegra
 

Título: Expectativas, satisfação e desempenho acadêmico nas relações educacionais do CEFET Uberaba – Um estudo de caso

Resumo: Estudo das expectativas, satisfações e desempenho acadêmico nas relações educacionais dos alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba (CEFET Uberaba). O procedimento metodológico consistiu na utilização de um questionário com questões abertas e fechadas, respondidas por 291 alunos dos diferentes cursos existentes no Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba. A análise dos dados deu-se na utilização conjunta das abordagens qualitativas e quantitativas. Constatou-se que as expectativas dos alunos em relação à Escola interferem de forma positiva ou negativa no desempenho acadêmico do aluno, assim como os problemas de insatisfação, indisciplina, reprovação e evasão podem estar relacionadas a uma ou mais expectativas não atendidas. De todas as expectativas levantadas, as que se referem à relação professor-aluno são as de maior importância, determinando o sucesso ou fracasso durante o ato de ensinar ou de aprender. Defende-se como prioridade número um a ser atendida o desenvolvimento de projetos e ações, de forma ampla e sistemática, que visem melhorar as relações intra e interpessoais de toda a comunidade escolar, principalmente de professores e alunos.