|
Título:
Expectativas, satisfação e desempenho acadêmico nas
relações educacionais do CEFET Uberaba – Um estudo
de caso
Resumo: Estudo das expectativas, satisfações
e desempenho acadêmico nas relações educacionais dos
alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica
de Uberaba (CEFET Uberaba). O procedimento metodológico consistiu
na utilização de um questionário com questões
abertas e fechadas, respondidas por 291 alunos dos diferentes cursos existentes
no Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba.
A análise dos dados deu-se na utilização conjunta
das abordagens qualitativas e quantitativas. Constatou-se que as expectativas
dos alunos em relação à Escola interferem de forma
positiva ou negativa no desempenho acadêmico do aluno, assim como
os problemas de insatisfação, indisciplina, reprovação
e evasão podem estar relacionadas a uma ou mais expectativas não
atendidas. De todas as expectativas levantadas, as que se referem à
relação professor-aluno são as de maior importância,
determinando o sucesso ou fracasso durante o ato de ensinar ou de aprender.
Defende-se como prioridade número um a ser atendida o desenvolvimento
de projetos e ações, de forma ampla e sistemática,
que visem melhorar as relações intra e interpessoais de
toda a comunidade escolar, principalmente de professores e alunos. |
|